Direito autoral e música no Brasil: compreendendo o ECAD no cenário atual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Priscila Petereit de Paola-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3335676792859375-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Fabianne Manhães-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0964138371218874-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Camilo Plaisant-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7969152669581314-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Juliana Sally Cavalcante de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:48:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:48:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32214-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777954-
Descrição: dc.descriptionA música é uma das manifestações artísticas culturais mais antigas da humanidade. O Brasil é um dos maiores consumidores de música no mundo e é fato a relevância desta arte no contexto social. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo compreender a arrecadação dos Direitos Autorais dos criadores das obras musicais no Brasil através do Escritório Central de Arrecadação (ECAD) frente a evolução das mídias digitais, como os serviços de Streaming. Para tanto, foi feito uma breve explanação sobre o conceito de Direito Autoral, o significado de obra musical e fonograma, bem como a evolução nos meios de distribuição das obras musicais, com foco nos serviços digitais. Ademais, é elucidado sobre o funcionamento, estrutura e problemáticas do ECAD. Conclui-se que, ainda que existam diversos pontos positivos em relação ao ECAD e a sua forma de arrecadação e distribuição é necessário discutir sobre a justa remuneração dos titulares de direito autoral nas mídias digitais-
Descrição: dc.descriptionMusic is one of humanity's oldest cultural artistic manifestations. Brazil is one of the largest consumers of music in the world and the relevance of this art in the social context is a fact. Given this, the present study aims to understand the collection of Copyright from the creators of musical works in Brazil through the Central Collection Office (ECAD) in light of the evolution of digital media such as Streaming services. To this end, a brief explanation was made of the concept of Copyright, the meaning of musical work and phonogram, as well as the evolution in the means of distributing musical works, with a focus on digital services. Furthermore, it explains the functioning, structure and problems of ECAD. It is concluded that, although there are several positive points in relation to ECAD and its form of collection and distribution, it is necessary to discuss the fair remuneration of copyright holders in digital media-
Descrição: dc.description48 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectDireito autoral-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria fonográfica-
Palavras-chave: dc.subjectECAD-
Palavras-chave: dc.subjectStreaming-
Palavras-chave: dc.subjectMídias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectDireito autoral-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia streaming (Telecomunicação)-
Palavras-chave: dc.subjectMusic-
Palavras-chave: dc.subjectCopyright-
Palavras-chave: dc.subjectPhonographic industry-
Palavras-chave: dc.subjectStreaming-
Palavras-chave: dc.subjectDigital media-
Título: dc.titleDireito autoral e música no Brasil: compreendendo o ECAD no cenário atual-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.