O papel da experimentação no ensino de química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorItabirano, José Antônio Pires-
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Lucidéa Guimarães Rebello-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Martha Teixeira de-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Letícia Campos Martinho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:48:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:48:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11360-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777952-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe investigar o papel da experimentação no ensino de química, no ensino médio. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia que se baseia na realização de três experimentos simples com indicadores ácido-base e, depois de cada experiência, a aplicação de uma questão do ENEM ou de vestibular, a fim de estimular o aprendizado e ressaltar a importância da aula experimental para os alunos. O referencial teórico deste trabalho foi fundamentado na legislação educacional brasileira e na teoria cognitiva de Ausubel. O projeto foi aplicado no Colégio Estadual Hilário Ribeiro, localizado em Niterói, em três turmas da 2ª série do ensino médio, com a participação envolvida e interessada dos alunos. Como resultados, tem-se que eles compreenderam o conceito de pH e sua relação com a acidez e basicidade das substâncias, o que foi avaliado através das questões resolvidas e das perguntas formuladas no roteiro utilizado para a realização dos experimentos-
Descrição: dc.descriptionThis work proposes to investigate the importance of the experimentation in chemistry teaching, in high school. For this, it was developed a methodology that is based on realization of three simple experiments with acid-base indicators and, after each experiment, the application of an ENEM or a vestibular question, for the purpose of stimulate the learning and emphasize the importance of an experimental class to the students. The theoretical framework of this work was based besides the Brazilian education legislation and the cognitive theory of Ausubel. The project was applied in Estadual Hilário Ribeiro school, located in Niterói, in three classes of 2nd grade of high school, with the involved and interested participation of the students. As a result, they understood the concept of pH and its relation to acidity and basicity of the substances, with was evaluated by the solved issues and the questions in the script used for the experiments-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores ácido-base-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica experimental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectAcid-base indicators-
Palavras-chave: dc.subjectExperiments-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Título: dc.titleO papel da experimentação no ensino de química-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.