Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cursino, Emília Gallindo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5423525641896734 | - |
Autor(es): dc.contributor | Leão, Diva Cristina Morett Romano | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5091752469122850 | - |
Autor(es): dc.contributor | Branco, Maria Bertilla Lutterbach Riker | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8582177873105486 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4095280430312263 | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Mary Anne Bastos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:48:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:48:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29762 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777950 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo tem como objeto o conhecimento das mães sobre aleitamento materno exclusivo (AME), e os objetivos são: investigar os motivos que levam as mães a adotarem o AME; investigar os motivos que levam as mães a não adotarem o AME; identificar o conhecimento das mães sobre o AME; descrever a importância do enfermeiro, membro da equipe multiprofissional, como educador em saúde para a adoção do AME pelas mães. Esta pesquisa é do tipo descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, cujo cenário foi uma Policlínica Regional de Saúde integrante da rede de Atenção Ambulatorial da Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Os sujeitos da pesquisa foram 30 mães, maiores de 18 anos, com pelo menos um filho e que vivenciaram ou vivenciam a amamentação. A coleta de dados foi através de uma entrevista semiestruturada e para tratamento dos dados foi realizado a análise de conteúdo temática. Da análise das entrevistas emergiram as unidades temáticas: 1) sentem-se mais seguras; é mais prático; cada mamada é uma vacina; evita infecção; significa saúde para o bebê; despreocupa-se em termos financeiros; o desenvolvimento e o peso deste tá bem melhor; 2) voltar ao trabalho; fazer as coisas; leite não desceu totalmente; leite não é suficiente; internação do bebê; 3) não sei; nada; 4) ele recebe tudo; não precisa de outro complemento alimentar; pelo menos até os seis meses de nascido; alimentação super saudável; importante para imunidade dele; tem várias vitaminas. Conclui-se que apesar delas receberem alguma orientação sobre o aleitamento materno, das campanhas nacionais e internacionais que incentivam o aleitamento materno, ainda é muito pouco ou inexistente o conhecimento destas sobre a temática. Saber a importância do ato de amamentar pode ser um incentivo para o início e manutenção dessa prática, já que se sentem mais seguras quando estão informadas. O enfermeiro deve ser capaz de identificar e oportunizar momentos educativos, que facilitem a amamentação, a partir de sua inserção em grupos de gestantes, grupo de mães na puericultura, no acolhimento durante as consultas individuais para que assim, se obtenha sucesso no aleitamento materno nos primeiro dois anos de vida e, consequentemente, maiores índices de aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade do bebê, garantindo uma prática adequada de amamentação, como preconiza o Ministério da Saúde | - |
Descrição: dc.description | This paper has as its object the knowledge of mothers on exclusive breastfeeding (EBF), and its main goals are: to investigate the reasons that lead mothers to adopt the EBF; to investigate the reasons why mothers do not adopt the EBF; to identify the knowledge of mothers on the EBF; to describe the value of nurses, member of the multidisciplinary team, as a health educator for the adoption of the EBF by mothers. This research is descriptive and exploratory with a qualitative approach, whose scenario was a Health Regional Polyclinic member of the Ambulatory Care Network of Niterói Municipal Health Foundation. The research subjects were 30 mothers, 18 years old at minimum, with at least one child and with the proviso that they have experienced or were experiencing the breastfeeding practice. Data collection was conducted through a semi-structured interview and for data processing, it was carried out a thematic content analysis. The analysis of the interviews revealed the thematic units: 1) mothers feel safer, is more practical, each feeding is a vaccine that prevents infection, means health for the baby, mothers can be financially unconcerned, the development and the weight of the baby is much better; 2) mothers can go back to work and do things, milk did not come down completely, milk is not enough, baby hospitalization; 3) I do not know anything; 4) the baby receives everything, the baby does not need another food supplement, at least until six months born, super healthy food, important for the baby immunity, because it has lots of vitamins. To conclude, although mothers receive some guidance on breastfeeding from national and international campaigns that encourage breastfeeding, there is still a very little or no knowledge of them on the subject. Knowing the significance of the act of breastfeeding may be an incentive for the beginning and maintenance of this practice, since mothers feel safer when they are informed. Nurses should be able to identify and create opportunities to educational moments that facilitate breastfeeding, from the insertion of future mothers ingroups of pregnant women, mothers group in childcare, the host during individual consultations, as a way to obtain success in breastfeeding in the first two years of life and, consequently, higher exclusive breastfeeding rates until the six first months of the baby, ensuring appropriate breastfeeding practices, as recommended by the Ministry of Health | - |
Descrição: dc.description | 51 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aleitamento Materno Exclusivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aleitamento materno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidados de enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mães | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusive breastfeeding | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health education | - |
Título: dc.title | O conhecimento das mães sobre amamentação: importância para o sucesso do aleitamento materno exclusivo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: