O rap como ferramenta de manifestação política e social na “Era Reagan” – 1981 - 1989

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArantes, Érika-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Márcia-
Autor(es): dc.contributorAtalah, Cláudia-
Autor(es): dc.contributorMoll, Roberto-
Autor(es): dc.creatorde Lima, Juliana Simões-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:48:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:48:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23631-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777940-
Descrição: dc.descriptionEste artigo busca analisar o gênero musical Rap como ferramenta de manifestação política e cultural na década de 80, durante o governo do presidente Ronald Reagan, que chegou ao poder em 1981 através de um discurso de reestruturação moral e, principalmente, econômica após a crise da década de 70 nos Estados Unidos. Seu projeto, denominado Reaganomics, perpassou por várias medidas, desde a drástica diminuição das políticas públicas e sociais da época até o aumento dos gastos militares. A partir dessas reflexões, este artigo busca analisar a música Fight the Power do Public Enemy, e como esse grupo que se destacou durante a década de 1980 e marcou sua época com essa identidade política manifestante, em suma, da luta negra, se tornando um divisor de águas no rap, trazendo uma identidade ao Rap da época, com caráter fortemente político e manifestante.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents an analysis of the musical genre Rap as a tool for political and cultural manifestation in the 1980s, during the administration of the President Ronald Reagan that led to the neoconservatives coming to power in 1981. That happened through a discourse of moral and, especially, economic restructuring after the crisis of the 70's in the United States, all of this added to nationalist ideals. His project, called Reaganomics, ran through various measures, ranging from the drastic reduction of public and social policies of the time, such as raising the criteria for the "real needy", to increasing military spending. From these reflections, this article seeks to analyze the music Fight the Power of Public Enemy, and as this group that stood out during the 1980s and marked its era with this political identity demonstrator, in short, the black struggle, becoming a watershed in rap, bringing an identity to the Rap of the time, with a strongly political and demonstrative character.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherCampos dos Goytacazes-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHip-hop, Rap, Política, Neoconservadorismo, Reagan, Reagnomics-
Palavras-chave: dc.subjectrap-
Palavras-chave: dc.subjectReagan, Ronald-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos da América-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica cultural-
Palavras-chave: dc.subjectHip-hop, Rap, Politics, Neoconservatism, Reagan, Reagnomics-
Título: dc.titleO rap como ferramenta de manifestação política e social na “Era Reagan” – 1981 - 1989-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.