Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Arantes, Érika | - |
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Márcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Atalah, Cláudia | - |
Autor(es): dc.contributor | Moll, Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | de Lima, Juliana Simões | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:48:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:48:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23631 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777940 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo busca analisar o gênero musical Rap como ferramenta de manifestação política e cultural na década de 80, durante o governo do presidente Ronald Reagan, que chegou ao poder em 1981 através de um discurso de reestruturação moral e, principalmente, econômica após a crise da década de 70 nos Estados Unidos. Seu projeto, denominado Reaganomics, perpassou por várias medidas, desde a drástica diminuição das políticas públicas e sociais da época até o aumento dos gastos militares. A partir dessas reflexões, este artigo busca analisar a música Fight the Power do Public Enemy, e como esse grupo que se destacou durante a década de 1980 e marcou sua época com essa identidade política manifestante, em suma, da luta negra, se tornando um divisor de águas no rap, trazendo uma identidade ao Rap da época, com caráter fortemente político e manifestante. | - |
Descrição: dc.description | This article presents an analysis of the musical genre Rap as a tool for political and cultural manifestation in the 1980s, during the administration of the President Ronald Reagan that led to the neoconservatives coming to power in 1981. That happened through a discourse of moral and, especially, economic restructuring after the crisis of the 70's in the United States, all of this added to nationalist ideals. His project, called Reaganomics, ran through various measures, ranging from the drastic reduction of public and social policies of the time, such as raising the criteria for the "real needy", to increasing military spending. From these reflections, this article seeks to analyze the music Fight the Power of Public Enemy, and as this group that stood out during the 1980s and marked its era with this political identity demonstrator, in short, the black struggle, becoming a watershed in rap, bringing an identity to the Rap of the time, with a strongly political and demonstrative character. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Campos dos Goytacazes | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hip-hop, Rap, Política, Neoconservadorismo, Reagan, Reagnomics | - |
Palavras-chave: dc.subject | rap | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reagan, Ronald | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estados Unidos da América | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hip-hop, Rap, Politics, Neoconservatism, Reagan, Reagnomics | - |
Título: dc.title | O rap como ferramenta de manifestação política e social na “Era Reagan” – 1981 - 1989 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: