Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ostetto, Luciana Esmeralda | - |
Autor(es): dc.contributor | D’Angelo, Martha | - |
Autor(es): dc.contributor | Bernardes, Rosvita Kolb | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Cristiana Callai de | - |
Autor(es): dc.creator | Mello, Graziela Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:48:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:48:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23774 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777939 | - |
Descrição: dc.description | Na legislação da Educação Infantil, os princípios estéticos figuram como diretrizes para a elaboração das propostas pedagógicas em creches e pré-escolas. Sendo assim, pensar a formação estética de professores que trabalham com as infâncias é uma demanda importante. A presente pesquisa pretende contribuir para a discussão sobre tal formação: ao tomar a cidade como campo de formação estética, investiga como o contato com os espaços da cidade em que um grupo de professoras cresceu, atuou em sua percepção e formação. Que espaços da cidade frequentavam quando crianças? Os equipamentos culturais e artísticos foram presentes em seus percursos? Que relações e experiências vividas com/na cidade consideram importantes para a formação de sua sensibilidade estética? A partir das memórias da autora com a sua cidade, atravessadas por imagens fotográficas capturadas pelas lentes de seu avô, a pesquisa vai em busca de narrativas docentes, para colocar em diálogo essas experiências e ampliar seus sentidos na jornada de formação. Com o aporte teórico-metodológico das abordagens (auto)biográficas e narrativas, os dados foram produzidos por meio de encontros com cinco professoras de Educação Infantil que atuam na cidade de Niterói/RJ e que passaram suas infâncias nesta cidade. Os encontros, marcados pela reinvenção, imposta pelos tempos pandêmicos que atravessamos, configuraram-se como conversas pelas janelas virtuais: para escutar as histórias de infância com/na cidade, as conversas foram realizadas via plataforma digital, em momentos diferentes, com cada uma das professoras. Buscou-se amplificar possibilidades de rememoração e narrativas de si por meio de imagens fotográficas da cidade e/ou das participantes na cidade. Gravadas e posteriormente transcritas, as conversas foram textualizadas e, inspiradas na escrita benjaminiana, principalmente no conjunto de textos Infância em Berlim por volta de 1900, foram organizadas em fragmentos de narrativas, pequenas crônicas. As histórias com/na cidade, capturadas na leitura atenta das narrativas partilhadas, foram entrelaçadas, constituindo fios de sentidos que revelam percursos de formação estética atravessados por diferentes espaços (de arte, de cultura ou junto à natureza), intimamente relacionados aos grupos de convívio a que pertencem e às suas práticas sociais, como frequentar um clube, brincar o Carnaval, participar de manifestações populares, ir à praia e a parques públicos. | - |
Descrição: dc.description | In the legislation of Early Childhood Education, aesthetic principles are the guidelines for the elaboration of pedagogical proposals in day care centers and preschools. Thus, thinking about the aesthetic training of teachers who work with childhoods is an important demand. This research aims to contribute to the discussion about such formation: by taking the city as a field of aesthetic formation, it investigates how contact with the spaces of the city in which a group of teachers grew, acted in their perception and formation. What places in the city did you go to as children? Were cultural and artistic equipment present in your journeys? What relationships and experiences lived with/in the city are considered important for the formation of their aesthetic sensitivity? From the author's memories with her city, crossed by photographic images captured through her grandfather's lens, the research goes in search of teaching narratives, to put these experiences into dialogue and broaden their senses in the training journey. With the theoretical and methodological contribution of (auto)biographical and narrative approaches, the data were produced through meetings with five early childhood education teachers who work in the city of Niterói/RJ and who spent their childhood in this city. The meetings, marked by reinvention imposed by the pandemic times we go through, were configured as conversations through virtual windows: to listen to the stories of childhood within the city, the conversations were held via the digital platform, at different times, with each of the teachers. We sought to amplify possibilities of recollection and narratives of themselves through photographic images of the city and/or participants in the city. Recorded and later transcribed, the conversations were textualized and, inspired by Benjaminian writing, mainly in the set of texts Infância em Berlim around 1900, were organized into fragments of narratives, small chronicles. The stories with/in the city, captured in the attentive reading of the shared narratives, were intertwined, constituting threads of meanings that reveal paths of aesthetic formation crossed by different spaces (art, culture or close to nature), closely related to the convivial groups to which they belong and their social practices, such as attending a club, playing Carnival, participating in popular manifestations, going to the beach and public parks. | - |
Descrição: dc.description | 174f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação estética na cidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidade e memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância e cidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas Autobiográficas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidade - aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetic training in the city | - |
Palavras-chave: dc.subject | City and memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood and city | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher Training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autobiographical narratives | - |
Título: dc.title | No álbum da memória: a cidade, a infância de professoras e a formação estética | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: