DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. ESTUDO DE CASO: INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR - IESPES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCantarino, Anderson Américo Alves-
Autor(es): dc.contributorCPF:56329871422-
Autor(es): dc.contributorCantarino, A. A. A.-
Autor(es): dc.contributorLima, Gilson Brito Alves-
Autor(es): dc.contributorCPF:88895241722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791172A4&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorMattos, Ubirajara Aluizio de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCPF:40061728772-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780475E5-
Autor(es): dc.creatorSalgado, Maria Francisca de Miranda Adad-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:48:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:48:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-05-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21194-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777914-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study is to offer tools to facilitate the implementation of programs of Social-environmental Management in IES, based on bibliographical investigation. At the same time, it proposes to reflect upon existing models and to propose solutions that can create a new model of sustainability of IES. This study seeks to construct a program of Socialenvironmental Management for Institutions of Higher Learning (IES). The Esperança Institute of Higher Education (IESPES), which serves as the basis for this case study, is located in the Amazon of Brazil. The theoretical references used in this study are the instruments to determine the importance of this model for IES. The study gives weight to considerations such as the leadership role that IES play in society; its contributions to the formation of a society that is more just economically, socially and environmentally. The importance of this study is in the strengthening of IES in the Amazon. Economic and social development is linked to increasing levels of education. Therefore, the local IES must be aware of changes in the environment in order to prepare the human resources to respond to the needs of the region and promote economic, social and environmental development-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionO objetivo da pesquisa foi, partindo da literatura existente sobre o assunto, oferecer ferramentas que possibilitem o desenvolvimento e a implantação do Programa de Gestão Socioambiental em IES, de forma a refletir sobre os modelos existentes e propor soluções que levem à formação de um novo modelo de sustentabilidade para as Instituições. Este estudo busca a construção de um Programa de Gestão Socioambiental para Instituições de Ensino Superior (IES), adotou-se o Instituto Esperança de Ensino Superior IESPES, Instituição localizada na Região Amazônica, como estudo de caso. Os referenciais teóricos utilizados são instrumentos para determinar a importância da implantação deste modelo em uma IES, levando-se em conta seu papel de liderança sobre a sociedade, que se bem utilizado pode contribuir, e muito, para a formação de uma sociedade mais justa econômica, social e ambientalmente. A importância do estudo fortalece-se ainda mais em uma IES amazônica, ao se perceber que, se o desenvolvimento econômico e social passa, obrigatoriamente, pelo crescimento do nível educacional, é papel das IES locais munir o mercado regional de mãode- obra especializada capaz de satisfazer às suas necessidades, com vistas a promover um desenvolvimento econômico, social e ambiental programado e perene-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Socioambiental-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento Econômico e Social-
Palavras-chave: dc.subjectIES-
Palavras-chave: dc.subjectRegião Amazônica-
Palavras-chave: dc.subjectSocial-environmental Management-
Palavras-chave: dc.subjectEconomic and Social Development-
Palavras-chave: dc.subjectIES-
Palavras-chave: dc.subjectAmazon region-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleDESENVOLVIMENTO DE PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. ESTUDO DE CASO: INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR - IESPES-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.