Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alvarez, José Maurício Saldanha | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00345322022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794616H4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Antonio Carlos Amâncio da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:24743518768 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798655Z6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bragança, Aníbal Francisco Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00120900922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775382H6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nacif, Maria Cristina Volpi | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:64192784734 | - |
Autor(es): dc.creator | Alt, João Carlos de Morais | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:48:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:48:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-11-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20869 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777871 | - |
Descrição: dc.description | In 1972, Brazilian artist and designer Aloísio Magalhães (1927-1982) exhibited, in Rio de Janeiro Museum of Modern Arts, the cartemas, then his newest production in visual arts. Praised by audiences at this and following exhibitions in Brazil and abroad, his creation wasn t received with the same enthusiasm by many artists and art critics at the time. If this alone shows an expectation conflict between art and public, further analysis will also show that elements other than artistic have made their contribution to make cartema introduction as well as its author name in official Brazilian art history harder. The present thesis, along with analysing the intricate net of events, influences and motivations amid the trajectory and artistic production of Aloísio Magalhães, aims to reclaim, spread and keep alive, in national art registers, this work that, withstanding any fading effect three decades could have inflicted, goes on powerfully, amazing the eye and cheering the sensibility. | - |
Descrição: dc.description | No ano de 1972, o artista plástico e designer brasileiro Aloísio Magalhães (1927-1982) apresentava ao público, em exposição realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, os cartemas -o produto então mais recente de suas investigações no campo das artes visuais. Consagrada pelos espectadores nesta e em outras mostras que se seguiram a ela no Brasil e no exterior, a criação cartemática não foi recebida com semelhante entusiasmo por uma ala da crítica e da classe artística da época. Se isto já expõe, à primeira vista, um conflito de expectativas entre arte e público, revela também, num exame mais aprofundado da questão, que fatores exteriores ao fato artístico em si contribuíram para dificultar a inserção dos cartemas -e mesmo do nome de seu criador- nos registros da história oficial da arte no Brasil. Esta dissertação, ao mesmo tempo que analisa a intrincada rede de acontecimentos, influências e motivações adjacentes à trajetória e à produção artística de Aloísio Magalhães, constitui um esforço no sentido de recuperar, divulgar e preservar, na memória da arte nacional, essa criação artística que, resistindo à ação desvanecedora de mais de três décadas, segue vigorosa, surpreendendo olhares e animando sensibilidades. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Ciência da Arte | - |
Publicador: dc.publisher | Teoria da Arte | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes visuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartões-postais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magalhães, Aloísio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual arts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Postcards | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTE | - |
Título: dc.title | Cartemas de Aloísio Magalhães : um ponto de encontro entre a arte e o design | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: