Educação não formal x educação formal: tentativa de compreender os espaços educativos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorPessôa, Wilma Lúcia Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Gabriela Nascimento de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:48:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:48:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9835-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777869-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho consiste em uma análise das relações entre educação formal e não formal, trazendo como objeto de estudo uma escola da rede estadual e uma ONG, ambas, envolvidas com a educação. Tendo em vista que os espaços educativos aqui relacionados encontram – se em uma relação ambígua, onde por vezes estão em consonâncias ou dissonâncias, a questão que se coloca é a seguinte: onde se distanciam e/ou aproximam, na formação do cidadão, os espaços educativos escolas x ONGs? Para responder a esta indagação, primeiramente, é traçado os conceitos de escolas e ONGs, com o propósito de tornar claro quais são os objetivos desses espaços institucionalizados. Em seguida, é analisada a forma como é dada a relação entre a educação formal e não formal no âmbito educacional, para depois tentar compreender como esses espaços contribuem para a formação do cidadão. Como método investigativo à pesquisa foi utilizado à análise de documentos que respaldam as organizações em questão, a realização e análise de entrevistas e a entrada no campo como suporte metodológico ao estudo. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre o tema e as relações envolvidas, de forma a estabelecer não só um melhor entendimento sobre a educação formal e não formal, como também, mostrar como estas podem se relacionar de forma positiva-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação formal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação informal-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectONGs-
Palavras-chave: dc.subjectEduação formal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não-formal-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectONG-
Título: dc.titleEducação não formal x educação formal: tentativa de compreender os espaços educativos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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