Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soto, Eva Ucy Miranda Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:09756300222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784062Z0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Marcia Paraquett | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:35968965922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790614U6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vergnano-junger, Cristina de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:37120807222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9455322284852465 | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Doris Cristina Vicente da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:48:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:48:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-09-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17779 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777859 | - |
Descrição: dc.description | Reading has a crucial role in the process of foreign language and learning. This work focuses on the importance given to reading skills in materials for Spanish self-directed learning, based on the premise that this skill sho uld not be given a minor position in relation to the other foreign language abilities as it is part of the meaning construction processes. The investigations took place by analyzing two sets of magazines for Spanish self-directed learning. The main objective of this research was to analyze the perception of reading in these materials through the exercises proposed for the given texts, which strategies were proposed for the learners. The analysis of the material shows that reading is not yet seen as a reader-text interaction process, as a result of interactional procedures, but as a mechanical form-focused practice, reducing learning to read to linguistic sign memorizations, centered on the uniqueness of language, nevertheless the materials present reading in different manners | - |
Descrição: dc.description | A leitura tem um papel fundamental no processo de ensino/aprendizagem de uma LE e este trabalho focaliza o lugar dispensado à habilidade de leitura em materiais de auto-aprendizagem de espanhol, baseando-se na compreensão de que essa habilidade não pode ser relegada ä uma posição menor que as outras habilidades envolvidas no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, já que ela é parte integrante dos processos de significação. A investigação ocorreu por meio da análise de dois conjuntos de revistas produzidas para a auto-aprendizagem do idioma espanhol. O principal objetivo dessa pesquisa foi analisar a visão de leitura subjacente aos materiais através dos exercícios propostos para os textos apresentados, verificando assim, o lugar outorgado à leitura e quais estratégias são propostas aos aprendizes. A análise dos materiais mostra que a leitura ainda não é vista como um processo de interação entre leitor e texto resultante de procedimentos interacionais, mas sim como uma prática formalista e mecânica, resumindo-se aprender a ler a memorização de signos lingüísticos, centrado na unicidade da língua. Entretanto os materiais apresentam a leitura de maneiras diferentes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Auto-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spanish | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-directed | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magazines | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | O lugar da leitura em revistas de auto-aprendizagem em espanhol | - |
Título: dc.title | The role of reading in magazines for the self-directed study of Spanish | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: