Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Cláudio Araújo de Souza e | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Andréa Lúcia da Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Malta, Márcio José Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Mattos Junior, Luiz Carlos Pereira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:48:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:48:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7234 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777843 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca identificar o poder simbólico do uniforme escolar no Instituto Federal Fluminense, localizado no Centro do município de Campos dos Goytacazes. O Instituto Federal Fluminense de Campos é uma instituição de ensino de grande prestigio na região Norte Fluminense, permitindo que seu uniforme seja facilmente identificado pela sociedade. Através de realização de entrevistas semiestruturadas a diferentes integrantes da instituição, pude observar que foram surgindo alguns significados, que se repetiam nas falas dos entrevistados. Resolvi organizar essas falas de modo que fosse possível destacar os significados mais importantes para a construção do objeto de pesquisa aqui proposto. Assim, os significados abordados neste trabalho são: orgulho, prestigio, igualdade, ética e identidade. Todos os entrevistados atribuíram pelo menos um desses significados ao uniforme, dessa maneira, foi possível perceber como o uniforme contribuía para construção de suas identidades. A fim de dar maior embasamento a pesquisa qualitativa foi analisada também a história da instituição e seus regimentos para entender as normas regulamentares a respeito do uniforme | - |
Descrição: dc.description | This work seeks to identify the symbolic power of the school uniform at the Federal Fluminense Institute, located in the Center of the municipality of Campos dos Goytacazes. The Fluminense Federal Institute of Campos is a teaching institution of great prestige in the North Fluminense region, allowing its uniform to be easily identified by society. Through semi-structured interviews with different members of the institution, I could observe that some meanings emerged, which were repeated in the interviewees' statements. I decided to organize these lines so that it was possible to highlight the most important meanings for the construction of the research object proposed here. Thus, the meanings addressed in this work are: pride, prestige, equality, ethics and identity. All the interviewees attributed at least one of these meanings to the uniform and, in this way; it was possible to see how the uniform contributed to the construction of their identities. In order to give more foundation to the qualitative research. The history of the institution and its regiments was investigated to understand the regulatory norms regarding the uniform | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Uniforme | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Uniforme | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poder institucional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituição de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Uniform | - |
Palavras-chave: dc.subject | Power | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
Título: dc.title | O poder dos uniformes: uma análise dos significados relacionados ao uniforme em uma instituição escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: