O que dizem as publicidades sobre a mulher : adequações e inadequações de gêneros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Marcia Paraquett-
Autor(es): dc.contributorCPF:35968965922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790614U6-
Autor(es): dc.contributorCarrizo, Silvina Liliana-
Autor(es): dc.contributorCPF:26598693622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770699U6-
Autor(es): dc.contributorDaher, Maria Del Carmen Fátima González-
Autor(es): dc.contributorCPF:12780645322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767373T4-
Autor(es): dc.contributorSant\'anna, Vera Lúcia-
Autor(es): dc.contributorCPF:71023145122-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Magnólia Brasil Barbosa do-
Autor(es): dc.contributorCPF:95682358422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798203J2&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.creatorGuadelupe, Lucila Carneiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:48:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:48:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18834-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777841-
Descrição: dc.descriptionUbicado en el área de Estudios de Lenguaje Lingüística Aplicada y Enseñanza/Aprendizaje de Lengua Extranjera este trabajo tiene como objetivo comprender la forma como la identidad femenina está representada en anuncios publicitarios vehiculados en revistas brasileñas y peruanas. Para alcanzar este objetivo se seleccionaron y analizaron publicidades a partir de dos categorías: la representación de la mujer en el plan de imágenes y en el plan discursivo. Las publicidades que componen el corpus fueron analizadas desde los siguientes aportes teóricos : la teoría de los géneros de Bakhtin (2003), los estudios de la cultura de Cuche (2002), el concepto de interculturalidad de Mendes (2004); el concepto de publicidad de Brait (2004) y Lysardo-Dias (2005) y la problemática de la identidad de acuerdo con los aportes de Hall. Confirmando que existen marcas de identidades femeninas semejantes en publicidades brasileñas e hispánicas, para el caso en cuestión, peruanas, y constatando la aproximación cultural entre Brasil y Perú en lo que respecta a la manera de representar la imagen de la mujer, se concluye que las piezas publicitarias son portadoras de estereotipos y marcas culturales-
Descrição: dc.descriptionSituado na área de Estudos da Linguagem Linguística Aplicada e Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira, este trabalho tem como objetivo compreender a forma como a identidade feminina está representada em anúncios publicitários veiculados em revistas brasileiras e peruanas. Para alcançar este objetivo, foram selecionadas e analisadas publicidades dentro de duas categorias: a representação da mulher tanto no plano imagético quanto no plano discursivo. As publicidades que compõem o corpus foram analisadas a partir dos seguintes aportes teóricos: a teoria dos gêneros, de Bakhtin (2003); os estudos da cultura, de Cuche (2002); o conceito de interculturalismo, de Mendes (2004); o conceito de publicidade, de Brait (2004) e Lysardo-Dias (2005); e a problemática da identidade de acordo com os aportes de Hall (2006). Confirmando que existem marcas de identidades femininas semelhantes em publicidades brasileiras e hispânicas, para o caso em questão, peruanas, e constatando a aproximação cultural entre Brasil e Peru, na maneira de representar a imagem da mulher, conclui-se que as peças publicitárias são portadoras de estereótipos e marcas culturais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEspanhol-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalismo-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação multicultural-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade da mulher-
Palavras-chave: dc.subjectEspañol-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalismo-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidad-
Palavras-chave: dc.subjectLenguage-
Palavras-chave: dc.subjectEducacion multicultural-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidad de la mujer-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA-
Título: dc.titleO que dizem as publicidades sobre a mulher : adequações e inadequações de gêneros-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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