Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Moema de Poli | - |
Autor(es): dc.contributor | Muller, Maria Lúcia Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Iolanda de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Edinalva Moreira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:48:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:48:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32637 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777838 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo busca discutir o peso das variáveis raça e classe social sobre a distribuição dos alunos da UFMT, segundo o curso que freqüentam. Para dar suporte à essa discussão, foram realizadas duas análises. A primeira é uma análise quantitativa baseada nos dados primários do primeiro Censo Étnico-Racial da UFMT, realizado em 2003. A outra é uma análise qualitativa, realizada através de entrevistas com alunos brancos, pardos e pretos de alguns cursos. A pesquisa demonstrou que a maior parte dos estudantes dessa instituição, independente de sua cor ou raça, está presente na classe de renda baixa. Os alunos pardos e pretos são os que mais se destacam nessa classe de renda. Foi observado também que na UFMT parecem existir dois tipos de pardos, um com perfil mais próximo ao negro (preto), e outro mais próximo ao branco. As entrevistas revelam que a discriminação sócio-econômica é aquela que é primeiramente identificada pelos alunos em suas trajetórias de vida. A percepção da discriminação racial é mais tardia, fruto de um processo mais longo de amadurecimento. | - |
Descrição: dc.description | This study discusses the weight of race and social class variables on the distribution of the students of the UFMT. This discussion is supported by two analyses. One analysis consists of a quantitative analysis based on UFMT ethnical-racial census primary data, realized in 2003. The other one is a qualitative analysis, realized using interviews with white, brown and black students from some courses. This research shows that the major of the students from this institution, independent from skin color or race, is in the low income group. The brown and black ones are the most prominent in this group. Also, we could observe that there are two kind of brown people at UFMT, one closest to black people, and other closest to white people. The interviews reveal that the students firstly identify the social and economic discrimination. The racial discrimination is perceived later, result of a long mature process. | - |
Descrição: dc.description | 152 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
Título: dc.title | Raça e classe no ensino superior: revisando uma discussão clássica das relações raciais no Brasil para entender as desigualdades de acesso do negro à Universidade Pública | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: