Raça e classe no ensino superior: revisando uma discussão clássica das relações raciais no Brasil para entender as desigualdades de acesso do negro à Universidade Pública

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Moema de Poli-
Autor(es): dc.contributorMuller, Maria Lúcia Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Iolanda de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Edinalva Moreira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:48:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:48:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32637-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777838-
Descrição: dc.descriptionEste estudo busca discutir o peso das variáveis raça e classe social sobre a distribuição dos alunos da UFMT, segundo o curso que freqüentam. Para dar suporte à essa discussão, foram realizadas duas análises. A primeira é uma análise quantitativa baseada nos dados primários do primeiro Censo Étnico-Racial da UFMT, realizado em 2003. A outra é uma análise qualitativa, realizada através de entrevistas com alunos brancos, pardos e pretos de alguns cursos. A pesquisa demonstrou que a maior parte dos estudantes dessa instituição, independente de sua cor ou raça, está presente na classe de renda baixa. Os alunos pardos e pretos são os que mais se destacam nessa classe de renda. Foi observado também que na UFMT parecem existir dois tipos de pardos, um com perfil mais próximo ao negro (preto), e outro mais próximo ao branco. As entrevistas revelam que a discriminação sócio-econômica é aquela que é primeiramente identificada pelos alunos em suas trajetórias de vida. A percepção da discriminação racial é mais tardia, fruto de um processo mais longo de amadurecimento.-
Descrição: dc.descriptionThis study discusses the weight of race and social class variables on the distribution of the students of the UFMT. This discussion is supported by two analyses. One analysis consists of a quantitative analysis based on UFMT ethnical-racial census primary data, realized in 2003. The other one is a qualitative analysis, realized using interviews with white, brown and black students from some courses. This research shows that the major of the students from this institution, independent from skin color or race, is in the low income group. The brown and black ones are the most prominent in this group. Also, we could observe that there are two kind of brown people at UFMT, one closest to black people, and other closest to white people. The interviews reveal that the students firstly identify the social and economic discrimination. The racial discrimination is perceived later, result of a long mature process.-
Descrição: dc.description152 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Título: dc.titleRaça e classe no ensino superior: revisando uma discussão clássica das relações raciais no Brasil para entender as desigualdades de acesso do negro à Universidade Pública-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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