Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Addor, Carlos Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Honorato, Cezar Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | Engel, Magali Gouveia | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Nathália Saraiva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14354 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777835 | - |
Descrição: dc.description | Reflexões sobre as personagens femininas das crônicas de João do Rio e a formação de perfis morais da modernidade urbana Nosso objetivo nessa pesquisa é utilizando crônicas de João do Rio vislumbrar quais eram e como se deu a formação de perfis morais femininos na belle époque carioca. A modernização carioca espelhava-se nos grandes centros urbanos como Paris e Londres, e trazia em si os paradoxos da modernidade. Nesse momento de fins do século XIX e princípio do XX, os olhares se voltavam para a modernização urbana da cidade do Rio de Janeiro, para o tão estimado progresso. Com o capitalismo em ascensão em uma sociedade recém-saída de um sistema escravista o progresso parecia significar remodelar não só a cidade, mas a moral, os hábitos e os costumes da população, parecia necessário largar todo e qualquer vestígio do passado monárquico, atrasado em prol da modernidade. Nesse sentido, os discursos morais baseados na moral do ideal burguês de família, procuravam promover a uma ordenação dos papéis sociais, promoviam uma moral tentavam incutir à população. João do Rio era um cronista carioca e suas crônicas nos trazem muito sobre esse período, através de suas crônicas procuramos ver a costrução dos perfis morais femininos. Nesse processo percebemos que esses perfis idealizados e generalizantes eram mais imagéticos do que realmente vivenciados pelas mulheres que em suas complexidades e diversidades, não cabiam nos papéis sociais restritos que esses a moralização burguesa, científica e mesmo jurídica tentavam promover. | - |
Descrição: dc.description | 154 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Belle époque | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crônica | - |
Palavras-chave: dc.subject | João, do Rio 1881-1921; crítica e interpretação | - |
Título: dc.title | Entre Salomés, burguesas e mulheres populares: reflexões sobre as personagens femininas das crônicas de João do Rio e a formação de perfis morais da modernidade urbana | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: