Infância, cidadania e educação: um estudo da integração das creches comunitárias ao sistema municipal de ensino do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLobato, Lenaura de Vasconcelos Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784187Y3-
Autor(es): dc.contributorSenna, Mônica de Castro Maia-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782422E5-
Autor(es): dc.contributorCorsino, Patrícia-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799862Y8-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1080714437869125-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Renata Guimarães de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30875-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777832-
Descrição: dc.descriptionConsiderando a política de atenção aos direitos da criança pequena, iniciada na Constituição de 1988 e legitimada com a LDB de 1996, e a partir do reconhecimento da creche como etapa da educação básica e sua necessária inclusão ao sistema de ensino, o objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração das creches comunitárias ao Sistema Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. O trabalho cumpre três objetivos, que compõem cada um dos capítulos apresentados: caracterizar o processo histórico-social da infância e a evolução das políticas sociais implementadas pelo Estado brasileiro; analisar essas políticas no município do Rio de Janeiro, identificando suas particularidades no trato das creches municipais e creches comunitárias; e identificar os entraves à efetiva integração das creches comunitárias ao sistema de ensino em prol dos direitos da criança pequena ao atendimento com qualidade. A pesquisa de campo adotou o estudo de caso para a análise do município do Rio de Janeiro. Para tanto, realizou entrevistas com agentes da Assistência Social e Educação, diretores e profissionais de creches públicas e comunitárias. Buscou registros e documentos oficiais e das comunidades envolvidas e dados sobre a situação sócio-econômica do município. O estudo demonstra que, apesar de importantes avanços – em especial no desenvolvimento pedagógico –, as creches comunitárias permanecem não integradas ao sistema público de ensino básico, embora a integração esteja oficialmente concluída. Considerando que as creches comunitárias atendem principalmente crianças pobres de comunidades pobres, pode-se concluir que mantém-se a segmentação no sistema público de ensino para crianças pequenas, não tendo ainda o município alcançado a pretendida cidadania para a infância-
Descrição: dc.descriptionThe present study intends to investigate de integration of commnunitary nurseries to the public education system in the municipality of Rio de Janeiro, following the legal rules settled by the Federal Constitution of 1988, which recognizes the social rights of early childhood, and the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional of 1996, which stablishes nursery care as a stage of basic education. The study pursues three main objetives, each of them presented in one chapter: to characterize the historical and social process of infancy and the evolution of infancy public policies in Brazil; to analyse these policies in the municipality of Rio de Janeiro, identifying local characteristics of public nursery care and communitary nurseries; and identify the constraints on the ongoing process of integration of communitary nurseries to the public education system. The empirical investigation adopted the case study to analyse the municipality of Rio de Janeiro, using interviews with public agents in charge of Social Assistance and Education (sectors respectively responsible for communitary nurseries before and after the integration), directors and professionals of public and communitary nurseries. Also investigated official documents, records of the communities enrolled and data on social and economical situation of the municipality. The study demonstrates that despite important improvements, especially on teaching procedures, communitary nurseries remain not integrated to the public basic education system in the municipality of Rio de Janeiro, even though integration is already officially concluded. Communitary nurseries still follow different rules, get different money and different attention from public education managers. Considering that communitary nurseries attend mainly poor chidren from poor communities, it can be concluded that remains the segmentation whitin the public education system, which still have not been able to guarantee citizenship for all children-
Descrição: dc.description240 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCreche -- aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pré-escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica social-
Título: dc.titleInfância, cidadania e educação: um estudo da integração das creches comunitárias ao sistema municipal de ensino do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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