Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLatini, Rose Mary-
Autor(es): dc.contributorMachado, Patrícia Fernandes Lootens-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luiza Rodrigues de-
Autor(es): dc.creatorVictorino, Márcia Cristina Soares de Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22965-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777827-
Descrição: dc.descriptionNessa pesquisa temos por objetivo desenvolver metodologias de ensino de ciências com enfoque CTS numa perspectiva freireana para ser aplicada no nono ano do ensino fundamental II (9º ano do EF II). Como cenário da pesquisa tomamos o contexto da Escola Municipal Altivo César, no município de Niterói (RJ), onde a autora atua como docente. Assim, o produto educacional resultante, apesar de elaborado a partir deste contexto, pode ser adaptado para qualquer escola, pública ou privada, de qualquer região do Brasil. De cunho qualitativo, buscamos apoio em autores como Santos, Mortimer, Auler, Delizoicov, entre outros, que discutem a abordagem CTS no ensino de ciências e também em algumas das obras de Freire para tecer reflexões teóricas e compreender as interlocuções entre o ensino CTS e a pedagogia freireana, para pensar a construção de nossa metodologia de ensino. Como resultado foram elaboradas sequências didáticas (SD) com temas extraídos da realidade concreta dos estudantes e da comunidade escolar. Com a aplicação parcial da primeira sequência, que foi interrompida pela pandemia do COVID-19, fomos capazes de refletir sobre nossa prática a partir da teoria para então, traçar estratégias que contribuem para tornar o ensino de ciências significativo e capaz de promover as reflexões e críticas necessárias ao modelo técnico-científico de ensino praticado, buscando uma educação técnico-científica humanística. O produto educacional resultante é integrado por quatro SD para o ensino de ciências no nono ano de escolaridade, numa perspectiva CTS com abordagem freireana. Nessas sequências são trabalhados os objetos de conhecimento referentes à unidade temática matéria e energia da BNCC-
Descrição: dc.descriptionIn this research, we aim to develop science teaching methodologies with a CTS approach in a freirean perspective to be applied in the ninth year of elementary school II (9th year of ES II). As a research scenario, we take the context of the Altivo César Municipal School, in Niterói city (RJ), where the author works as a teacher. Thus, the educational product result, despite being elaborated from this context, can be adapted to any public or private school, in any region of Brazil. By qualitative nature, we sought support from authors such as Santos, Mortimer, Auler, Delizoicov, among others, who discuss the CTS approach in science teaching and also in some of Freire's works to weave theoretical reflections and understand the interlocutions between CTS teaching and Freirean pedagogy, to think about the construction of our teaching methodology. As a result, didactic sequences (DS) were elaborate on themes extracted from the concrete reality of the students and the school community. With the partial application of the first sequence, which was interrupted by the pandemic of COVID-19, we could reflect on our practice from the theoretical point of view and then draw strategies that contribute to making science teaching meaningful and able to promote the necessary reflections and criticisms of the technical-scientific model of teaching practice, seeking a humanistic technical-scientific education. The resulting educational product is integrated by four SD for science teaching in the ninth grade, in a CTS perspective with a freirean approach. It is worked in these sequences the objects of knowledge referring to the thematic unit matter and energy of BNCC-
Descrição: dc.description93 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental II-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia freireana-
Palavras-chave: dc.subjectEducação cidadã-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectCiência e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectElementary education II-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic sequence-
Palavras-chave: dc.subjectFreirean pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectCitizen education-
Título: dc.titlePráticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.