Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vasconcellos, Vera Maria Ramos de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:30804256772 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783096E1 | - |
Autor(es): dc.contributor | Palacios, Jesús | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:23490870722 | - |
Autor(es): dc.contributor | Henriques, Eda Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:34446621734 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721133Y2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Goulart, Cecilia Maria Aldigueri | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:29862523700 | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Cynthia de Souza Paiva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17607 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777824 | - |
Descrição: dc.description | The research investigates the creativity and the thick of pretending play in the conceptions of professors of the Infantile Education, by means of interviews, questionnaires and video tapes. The categories inatist, spontaneity and constructivist on creativity had bee found at parts of the speach (interview), in the definitions (questionnaire) and in the actions of the teachers with the children is situation of pretending play (video tape). The results point that some teachers adopt inatists explanations; others emphasize the spontaneity perspective, and another part is based on a constructivist boarding on creativity. Despite this, in the vide tape interactive episodes, we perceive that almost all tend to intervene with the creative process, making in difficult the spontaneous actions and the innovative proposals. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa investiga a criatividade e a brincadeira de faz-de-conta nas concepções de professores da Educação Infantil, mediante entrevistas, questionários e videogravações. As categorias inatista, espontaneísta e construtivista sobre criatividade foram encontradas nos fragmentos de fala (entrevista), nas definições (questionário) e nas ações das professoras com as crianças em situação de faz-deconta (videogravação). Os resultados apontam que algumas professoras adotam explicações inatistas; outras enfatizam a perspectiva espontaneísta, e outra parte fundamenta-se numa abordagem construtivista sobre criatividade. Apesar disso, nos episódios interativos videogravados, percebemos que quase todas tendem a interferir no processo criativo, dificultando as ações espontâneas e as propostas inovadoras. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creativity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pretending play | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infantile education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Criatividade e brincadeira de faz-de-conta nas concepções de professores da educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: