Ser ou não ser professor? Uma análise sobre a evasão no curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFF em Campos dos Goytacazes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSILVA, Geovana Tabachi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6748143521713365-
Autor(es): dc.contributorSOUZA E SILVA, C.A.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5893414259966647-
Autor(es): dc.creatorLIMA, João Lucas Botelho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26455-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777811-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo identificar e compreender a evasão no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFF Campos dos Goytacazes, a partir do estudo dos motivos e das causas que fazem com que os alunos ingressem e, em seguida, abandonem o curso universitário. Como metodologia para este trabalho, vale a realização da pesquisa bibliográfica, das entrevistas semiestruturadas e os dados provenientes do Iduff e Inep. Os resultados apontam que a evasão tem como características principais, para além de questões financeiras, a falta de identificação com os assuntos abordados no curso e o campo restrito de trabalho para o licenciado em Ciências Sociais. A pesquisa propõe-se a contribuir com novos elementos, apresentando questionamentos, mas também, apontando medidas que podem ser úteis para a continuidade de uma discussão necessária para o enfrentamento do problema.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to identify and understand university dropout in the Social Sciences Degree course at UFF Campos dos Goytacazes, based on the study of the reasons and causes that make students enter and then leave the university course. As a methodology for this work, it is worth carrying out bibliographic research and semi-structured interviews. The results show that the main dropout is, in addition to financial issues, the lack of identification with the relevant subjects in the course and the field of restrictions in science for social characteristics. The proposal is to contribute with new ones, presenting questions, but also elements, initiatives that can be useful for a necessary discussion to face the problem.-
Descrição: dc.description54-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão universitária-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectHigher Education-
Palavras-chave: dc.subjectDropout University-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Sciences-
Título: dc.titleSer ou não ser professor? Uma análise sobre a evasão no curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFF em Campos dos Goytacazes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.