ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNey, Vanuza da Silva Pereira-
Autor(es): dc.contributorMarins, Cristiano Souza-
Autor(es): dc.contributorRamos, Rodrigo Resende-
Autor(es): dc.creatorROJAS, ADAN JHEYSON ALFARO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28362-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777785-
Descrição: dc.descriptionOs novos cenários socioeconômicos evidenciam a importância da educação financeira ao mesmo tempo que podem ser agravadas na sua falta. Além disso, temos as relações estruturais intrínsecas de uma cultura consumista no Brasil e se torna imperativo o entendimento de que a educação financeira deve ser tratada como um assunto de importância nacional, uma vez que, diante do cenário atual, mais da metade das famílias brasileiras estão endividadas e acabam inadimplentes ou até mesmo sendo vulneráveis num ambiente financeiro por falta de conhecimento. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas de educação financeira no Brasil, bem como localizar e analisar essas ações considerando as entidades governamentais e privadas. A pesquisa é baseada em levantamentos bibliográficos por meio de pesquisas em livros, teses, artigos bibliográficos que abordam a educação financeira. Também foi utilizado como fonte de dados os mapeamentos disponíveis no website da Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF no ano de 2014 e 2018. Entre os dados coletados do primeiro mapeamento podemos destacar que 60% das iniciativas são gratuitas, 50% têm atuação nacional, entre os projetos 46% são ofertadas presencialmente, 17% virtuais e 37% de forma mista sendo que a maior parte das ações tem concentração na região sul e sudeste. No segundo mapeamento podemos ver que houve um aumento de 72% das iniciativas, sendo lideradas por ações em escolas públicas, destaca-se também que o apoio por parte da secretaria de educação é importante para aumentar a capacitação e a cobertura da educação financeira, e a maior parte das iniciativas não tem um público específico. Concluindo assim, podemos ver que os mapeamentos serviram para poder planejar e estruturar futuras ações por parte da ENEF, destacando a inclusão da população em geral nas iniciativas em prol a educação financeira, é a inserção delas em distintos setores, a partir de políticas governamentais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectInadimplência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Financeira-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia Nacional de Educação Financeira-
Palavras-chave: dc.subjectMapeamento-
Título: dc.titleANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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