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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ney, Vanuza da Silva Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Marins, Cristiano Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Rodrigo Resende | - |
Autor(es): dc.creator | ROJAS, ADAN JHEYSON ALFARO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28362 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777785 | - |
Descrição: dc.description | Os novos cenários socioeconômicos evidenciam a importância da educação financeira ao mesmo tempo que podem ser agravadas na sua falta. Além disso, temos as relações estruturais intrínsecas de uma cultura consumista no Brasil e se torna imperativo o entendimento de que a educação financeira deve ser tratada como um assunto de importância nacional, uma vez que, diante do cenário atual, mais da metade das famílias brasileiras estão endividadas e acabam inadimplentes ou até mesmo sendo vulneráveis num ambiente financeiro por falta de conhecimento. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas de educação financeira no Brasil, bem como localizar e analisar essas ações considerando as entidades governamentais e privadas. A pesquisa é baseada em levantamentos bibliográficos por meio de pesquisas em livros, teses, artigos bibliográficos que abordam a educação financeira. Também foi utilizado como fonte de dados os mapeamentos disponíveis no website da Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF no ano de 2014 e 2018. Entre os dados coletados do primeiro mapeamento podemos destacar que 60% das iniciativas são gratuitas, 50% têm atuação nacional, entre os projetos 46% são ofertadas presencialmente, 17% virtuais e 37% de forma mista sendo que a maior parte das ações tem concentração na região sul e sudeste. No segundo mapeamento podemos ver que houve um aumento de 72% das iniciativas, sendo lideradas por ações em escolas públicas, destaca-se também que o apoio por parte da secretaria de educação é importante para aumentar a capacitação e a cobertura da educação financeira, e a maior parte das iniciativas não tem um público específico. Concluindo assim, podemos ver que os mapeamentos serviram para poder planejar e estruturar futuras ações por parte da ENEF, destacando a inclusão da população em geral nas iniciativas em prol a educação financeira, é a inserção delas em distintos setores, a partir de políticas governamentais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inadimplência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia Nacional de Educação Financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapeamento | - |
Título: dc.title | ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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