Promoção da saúde com universitários negros: saúde e bem-estar no ensino superior

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSabóia, Vera Maria-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2886146961212444-
Autor(es): dc.contributorFortini, Rafael Gravina-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3295755442502687-
Autor(es): dc.contributorLima, Jorge Luíz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5517829715021922-
Autor(es): dc.creatorTurques, Walleska Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25721-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777780-
Descrição: dc.descriptionTrata-se de um estudo sobre a promoção da saúde com estudantes negros do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense. A Doença Falciforme é um grupo de alterações genéticas caracterizadas pela presença do gene da globina beta S em homozigose, em heterozigose com outras variantes ou em interação com a talassemia beta 1. Além da cronicidade sobrevém uma íntima analogia da Doença Falciforme com a população negra, havendo um caráter estigmatizante. Nesse sentido, as Políticas de Ações Afirmativas se definem como políticas públicas (e privadas), voltadas à concretização do princípio constitucional da igualdade material e à neutralização dos efeitos da discriminação racial, de gênero, de idade, de origem nacional e de compleição física. As questões norteadoras do estudo foram: Qual o perfil dos estudantes negros do curso de graduação em enfermagem da EEAAC-UFF? Qual a visão de estudantes negros de uma escola de enfermagem pública sobre a Doença Falciforme? Objetivo geral: Conhecer a concepção de estudantes de graduação de enfermagem da Universidade Federal Fluminense, sobre a Doença Falciforme. Objetivo específico: Caracterizar estudantes negros do curso de graduação de Enfermagem da UFF; Analisar ações de promoção da saúde a serem desenvolvidas com este grupo populacional, tendo em vista a Doença Falciforme. Em relação á questões éticas, o estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) em Niterói/RJ, e aprovado com o registro no CAAE:45026321.7.0000.5243. Foram seguidas as orientações para procedimentos em pesquisas em ambiente virtual, de acordo com Ofício Circular nº2/2021/CONEP/SECNS/MS do dia 24 de fevereiro de 2021. Para dar conta do primeiro objetivo foi realizado um questionário sociodemográfico, elaborado pela autora. O segundo objetivo foi atingido por meio de uma pesquisa qualitativa, com abordagem participativa. O cenário foi a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense. Os participantes foram 09 estudantes negros do Curso de Graduação em Enfermagem. Como técnica de produção de dados foi utilizada a Roda de Conversa on-line, uma estratégia de ensino-aprendizagem problematizadora, que permite a participação coletiva em torno de um tema. Após a transcrição, os achados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo do tipo Temática. Por meio desta pesquisa foi possível construir duas categorias temáticas: A concepção de graduandos negros sobre a Doença Falciforme; O cuidado de pessoas que vivem com a Doença Falciforme. O estudo demonstrou a necessidade de aprofundar o tema entre os graduandos de enfermagem da UFF para que se tornem profissionais que detenham um conhecimento necessário para exercer uma assistência integral e de qualidade. Assim, esse importante agravo poderá deixar de ser negligenciado e ser considerada uma doença prevalente que exige uma atenção especial no Brasil e no mundo-
Descrição: dc.descriptionThis is a study on health promotion with black students from the Undergraduate Course at the Aurora de Afonso Costa Nursing School, at the Fluminense Federal University. Sickle Cell Disease is a group of genetic alterations characterized by the presence of the beta S-globin gene in homozygosis, in heterozygosis with other variants or in interaction with beta 1 thalassemia. In addition to chronicity, there is a close analogy of Sickle Cell Disease with the black population, having a stigmatizing character. In this sense, Affirmative Action Policies are defined as public (and private) policies, aimed at implementing the constitutional principle of material equality and at neutralizing the effects of racial, gender, age, national origin and physique discrimination. The guiding questions of the study were: What is the profile of black students in the undergraduate nursing course at EEAAC-UFF? What is the view of black students from a public nursing school about Sickle Cell Disease? General Objective: To understand the conception of undergraduate nursing students at the Universidade Federal Fluminense about Sickle Cell Disease. Specific objective: 1- Characterize black students from the undergraduate Nursing course at UFF. 2- Analyze health promotion actions to be developed with this population group, in view of Sickle Cell Disease. Regarding ethical issues, the study was submitted to the Research Ethics Committee at the Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) in Niterói/RJ, and approved with registration in CAAE:45026321.7.0000.5243. The guidelines for procedures in research in a virtual environment were followed, in accordance with Circular Letter nº2/2021/CONEP/SECNS/MS of February 24, 2021. To meet the first objective, a sociodemographic questionnaire, prepared by the author, was carried out. The second objective was achieved through qualitative research, with a participatory approach. The setting was the Aurora de Afonso Costa Nursing School (EEAAC) at the Fluminense Federal University. Participants were 09 black students from the Undergraduate Nursing Course. The online conversation wheel was used as a data production technique, a problematizing teaching-learning strategy that allows collective participation around a topic. After transcription, the findings were analyzed using Content Analysis of the Thematic type. Through this research, it was possible to build two thematic categories: 1- The conception of black undergraduate students about Sickle Cell Disease. 2- The care of people living with Sickle Cell Disease. The study demonstrated the need to deepen the theme among UFF nursing students so that they become professionals who have the necessary knowledge to provide comprehensive and quality care. Thus, this important problem may no longer be neglected and be considered a prevalent disease that requires special attention in Brazil and worldwide-
Descrição: dc.description68 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectDoença falciforme-
Palavras-chave: dc.subjectPopulação negra-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da saúde-
Palavras-chave: dc.subjectGrupo com Ancestrais do Continente Africano-
Palavras-chave: dc.subjectAnemia falciforme-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de Enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectSickle cell disease-
Palavras-chave: dc.subjectBlack population-
Palavras-chave: dc.subjectHealth promotion-
Título: dc.titlePromoção da saúde com universitários negros: saúde e bem-estar no ensino superior-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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