Afinal de contas, quem ri de quem? A representação cômica das personagens Valéria Vasques e Janete, sob os vieses ideológicos e comerciais da televisão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSaldanha, Patrícia Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorBragaglia, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cristiano Henrique Ribeiro dos-
Autor(es): dc.creatorVeras, Elijerton Rogério Chaves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6587-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777766-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um estudo sobre as representações da classe pobre a partir dos vieses mercadológico e ideológico da televisão. Logo, está estruturado no movimento de projeção de audiência e consumo, dado por vínculos afetivos viabilizados pelo riso, e na manutenção e confecção de estereótipos sociais, reguladas pela exclusão dos padrões de beleza, moda e comportamento, acordados pela elite econômica. Trata-se, portanto, das encenações das personagens Valéria Vasques e Janete, interpretadas por Rodrigo Sant’Anna e Thalita Carauta no programa humorístico Zorra Total da Rede Globo, no ano de 2011. O método utilizado une a revisão bibliográfica à análise de conteúdo. A primeira tem como base de compreensão os conceitos de Riso, Estereótipo, Estratégias Sensíveis de Comunicação, Legítimo, Moda, Classes Social, Ideologia e Consumo. A segunda está dividida nas investigações de frases/bordões repetidos e recortes de tempo das imagens dos quadros do programa. Assim, são investigadas as relações entre mídia e cotidiano fundamentadas nas estratégias adotadas pela produção do humorístico, sobre as caracterizações das personagens, e suas formas de afetar a sociedade. Nesse diapasão, o eixo condutor da pesquisa são os discursos (verbais e imagéticos) de construção de tipos populares atrelados aos espaços e aspectos sociais comuns ao telespectador, sobre as estereotipias de comportamento direcionadas à transexual Valéria Vasques e explanação da figura "grotesca" de Janete, para tentar entender qual é a proposta de comunicação do humorístico.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents a study on the representations of the poor class from the marketing contexts and ideologies of the TV. Soon, is structured in the movement of the projection of audience and consumption, given by affective bonds is made possible by the laughter, and the maintenance and creation of social stereotypes, regulated by the exclusion of standards of beauty, fashion and behavior, agreed by the economic elite. That is, are analyzed the role of the characters Valéria Vasques and Janete, interpreted by Rodrigo Sant'Anna and Thalita Carauta in humorous program Zorra Total of Rede Globo, in the year of 201. The method used to unite the literature review to content analysis. The first is as a basis for understanding the concepts of Laughter, Stereotype, Sensitive Strategies of Communication, Legitimate, Fashion, Social Class, Ideology and Consumption. The second is divided in investigations of phrases/staves repeated and clippings from the time of the pictures of the frames of the program. So, are investigated the relationship between media and everyday life based on the strategies adopted by the production of humor, on the characterizations of the characters, and their ways of affecting the society. In this line, what conducts research are the speeches (words and pictures) for the construction of popular types coupled to spaces and social aspects common to the viewer, On the stereotypes of behavior directed toward transsexual Valéria Vasques and explanation of the figure "Grotesque" of Janete, to try to understand what is the proposal for a communication of this Humorous program.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectRiso-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias sensíveis-
Palavras-chave: dc.subjectEsteriótipo-
Palavras-chave: dc.subjectGrotesco-
Palavras-chave: dc.subjectModa-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação social-
Palavras-chave: dc.subjectModa-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia-
Palavras-chave: dc.subjectEveryday life-
Palavras-chave: dc.subjectLaughter-
Palavras-chave: dc.subjectStrategies susceptible-
Palavras-chave: dc.subjectStereotype-
Palavras-chave: dc.subjectGrotesque-
Palavras-chave: dc.subjectFashion-
Palavras-chave: dc.subjectIdeology-
Título: dc.titleAfinal de contas, quem ri de quem? A representação cômica das personagens Valéria Vasques e Janete, sob os vieses ideológicos e comerciais da televisão-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.