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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Najjar, Jorge Nassim Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Morgan, Karine Vichiett | - |
Autor(es): dc.contributor | Pimenta, Maria de Fátima Barros | - |
Autor(es): dc.contributor | Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Renata Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15858 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777764 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação objetiva analisar, a partir dos beneficiários do Programa Universidade para Todos, a influência do acesso à educação superior na vida dos egressos do curso de Pedagogia, especialmente em relação à aquisição de capital cultural. Para isso, primeiramente, serão apresentados alguns conceitos como, espaço social, classe, campo e habitus, além dos tipos de capitais como capital cultural, econômico, simbólico e social. Lança-se mão dos estudos de Pierre Bourdieu como referencial teórico, cuja teoria sociológica busca entender historicamente os sujeitos por meio de suas terminações sociais. A metodologia desta pesquisa é de abordagem qualitativa, cuja fonte de pesquisa é de natureza bibliográfica, derivada de registros disponíveis em livros, artigos, teses, entre outros, concentrando-se posteriormente no estudo de caso, a partir de entrevistas semiestruturadas com 7 egressos do referido programa, que representam o universo o qual esta pesquisa tem por objeto de estudo. A pesquisa tem como locus uma instituição superior de ensino privado localizada em um município do interior do Rio de Janeiro, com recorte na modalidade presencial do curso de Pedagogia que teve a conclusão no ano de 2009 | - |
Descrição: dc.description | Cons. Nac. de Desenvolvimento Científica e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to analyze the influence of access to higher education in the lives of graduates of the Pedagogy course from the beneficiaries of Programa Universidade para Todos, especially in relation to the acquisition of cultural capital. Therefor, first, concepts such as social space, class, field and habitus will be presented, in addition to the types of capital such as cultural, economic, symbolic and social capital. Pierre Bourdieu's studies are used as a theoretical framework, whose sociological theory seeks to understand subjects historically through their social terminations. As for the methodology, this research uses a qualitative approach, whose research source is of bibliographic nature, derived from records available in books, articles, theses, among others. Later the text concentrates on the case study, from semi- structured interviews with 7 Pedagogy students who were beneficiaries of the referred program and represent the universe that this research has as object of study. The research has as its locus a higher education private institution located in a country town of Rio de Janeiro, with a cut in the face-to-face modality of the Pedagogy course that concluded in 2009 | - |
Descrição: dc.description | 106 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capital cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Egressos | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProUni | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural capital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduates | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProUni | - |
Título: dc.title | “Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNI | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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