Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Leal, Luzia Borges | - |
Autor(es): dc.creator | Mathiolli, Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Lago, Milena Torres Guilhem | - |
Autor(es): dc.creator | Zani, Adriana Valongo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32777 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216509 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777762 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: Compreender as vivências e percepções paternas em relação à realização da posição canguru associada ou não a música. Método: Estudo qualitativo tendo como referencial teórico Cuidado Centrado na Família. A amostra foi constituída por pais com idade entre 19 a 39 anos, possuíam recém-nascidos prematuros hospitalizados e que tiveram a oportunidade de realizar posição canguru associada ou não a musicoterapia. A coleta ocorreu no período de abril a junho de 2020. Para a análise utilizou o referencial metodológico Análise de Conteúdo. Resultados: As falas permitiram a identificação de cinco categorias: Sentimentos proporcionados pelo primeiro canguru; Contato pele a pele e o despertar da paternidade; Ressignificando o canguru por meio da música; Música e seus significados; Sentimento paterno referente à música e COVID-19. Conclusão: A musicoterapia associada a posição canguru configurou-se para o pai como um momento de fortalecimento do vínculo pai e filho, bem como redução de sentimento de tristeza e ansiedade. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | Comprender las vivencias y percepciones paternas sobre la realización de la posición canguro asociada o no a la música. Método: Estudio cualitativo que tiene como marco teórico el Cuidado Centrado en la Familia. La muestra estuvo constituida por padres de entre 19 y 39 años, que habían hospitalizado a recién nacidos prematuros y que tuvieron la oportunidad de realizar una posición canguro con o sin musicoterapia. La recolección se llevó a cabo de abril a junio de 2020. Para el análisis se utilizó el marco metodológico de Análisis de Contenido. Resultados: Los discursos permitieron identificar cinco categorías: Sentimientos proporcionados por el primer canguro; El contacto piel con piel y el despertar de la paternidad; Re-significar el canguro a través de la música; Música y sus significados; Sentimiento paterno con respecto a la música y COVID-19. Conclusión: La musicoterapia asociada a la posición canguro se configuró para el padre como un momento de fortalecimiento del vínculo padre-hijo, además de reducir la sensación de tristeza y ansiedad. | - |
Descrição: dc.description | To understand the experiences and perceptions of fathers of premature babies regarding the realization of the kangaroo position with or without music. Method: Qualitative study with the Family-Centered Care theoretical framework. The sample consisted of parents aged between 19 and 39 years old, who had hospitalized premature newborns and who had the opportunity to perform a kangaroo position with or without music therapy. The collection took place from April to June 2020. The Content Analysis methodological framework was used. Results: The speeches allowed the identification of five categories: Feelings provided by the first kangaroo position; Skin-to-skin contact and the awakening of fatherhood; Re-signifying the kangaroo care method through music; Music and its meanings; Paternal feelings regarding music and COVID-19. Conclusion: Music therapy associated with the kangaroo position for the father was considered a moment which strengthened the father-child bond, as well as reducing sadness and anxiety. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Formato: dc.format | image/png | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Formato: dc.format | image/png | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Formato: dc.format | image/png | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | OBJN - Online Brazilian Journal of Nursing | - |
Publicador: dc.publisher | N/A | - |
Relação: dc.relation | ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285. | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metadados; Ciências da Vida; Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prematuro, Recém-nascido, Figura paterna, Musicoterapia, Humanização da assistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metadatos; Ciencias de la vida; Enfermería | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metadata; Life Sciences; Nursing | - |
Título: dc.title | Vivências paternas de bebês prematuros, musicoterapia e posição canguru: análise de conteúdo | - |
Título: dc.title | Experiencias paternas de bebés prematuros, musicoterapia y posición canguro: análisis de contenido | - |
Título: dc.title | Paternal experiences of premature babies, music therapy and kangaroo position: content analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: