Atividades experimentais para demonstração da Lei de Faraday e aplicação em corrente alternada para o ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luis Pires-
Autor(es): dc.contributorMuniz, Roberto Bechara-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Lindolff Thadeu-
Autor(es): dc.creatorSilva, Leandro Batista da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11768-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777760-
Descrição: dc.descriptionNão existem dúvidas da relevância que a corrente alternada tem no dia a dia de todos. O conhecimento sobre sua produção e o fenômeno físico envolvido, a lei de Faraday, se torna importante para o ensino de nível médio. A grande barreira para a difusão deste conhecimento é a matemática envolvida, pois está fora do alcance dos alunos neste nível. O propósito deste trabalho foi construir uma sequência de atividades experimentais para demonstração da Lei de Faraday e o ensino da corrente elétrica alternada no ensino médio, em nível introdutório, deixando de fora toda a complexidade do formalismo matemático. Tal atividade foi apresentada em sala de aula com a intenção de desencadear nos alunos discussões sobre os fenômenos físicos observados nos experimentos e suas aplicações no dia a dia-
Descrição: dc.descriptionThere is no doubt that the importance of alternating current has on day to day activities. Knowledge about its production and physical phenomena involved, Faraday's law, becomes important for middle-level education. A major barrier to the diffusion of this knowledge is the math involved, because it is beyond the reach of students at this level. The purpose of this study was to construct a sequence of activities for experimental demonstration of Faraday's Law and the teaching of alternating electrical current in middle school, introductory level, leaving out all the complexity of the mathematical formalism. Such activity was presented in the classroom with students intuition to trigger discussions about the physical phenomena observed in the experiments and their applications in everyday life-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLei de Faraday-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectCorrente alternada-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectCorrente alternada-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectEquação de Maxwell-
Palavras-chave: dc.subjectFaraday's Law-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental activities-
Palavras-chave: dc.subjectAlternating Current-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Título: dc.titleAtividades experimentais para demonstração da Lei de Faraday e aplicação em corrente alternada para o ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.