Política Públicas de Educação para Jovens e Adultos trabalhadores do campo: uma análise a partir da oferta de EJA no Estado do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVentura, Jaqueline Pereira-
Autor(es): dc.contributorxRummert, Sonia Maria Rummert-
Autor(es): dc.contributorAlentejano, Paulo Roberto Raposo-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ramofly Bicalho dos-
Autor(es): dc.creatorCampos, Luiza de Almeida da Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28706-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777750-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação aborda a atual política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a classe trabalhadora do campo no estado do Rio de Janeiro, a partir da análise da sua oferta pelas redes públicas de educação no período de 2016 a 2020. Amparada teórica e metodologicamente pelo materialismo histórico-dialético, busca compreender tal política a partir da especificidade da nossa formação social e do capitalismo dependente, que marcam o lugar do Estado brasileiro no capitalismo mundial, considerando seu papel na educação direcionada às populações do campo. O estudo tenciona apreender como as disputas por hegemonia travadas pelas classes e pelas frações de classes no seio da sociedade civil, no Estado restrito, agudizaram-se com o aprofundamento do neoliberalismo, trazendo consequências políticas e econômicas para as políticas educacionais conquistadas pelos movimentos sociais e sindicais do campo. Além disso, busca ressaltar os entraves conceituais – forjados pelos aparelhos privados de hegemonia da classe dominante – que dificultam a materialização de uma educação específica para os trabalhadores rurais. Por fim, o trabalho trata da situação da EJA do campo no estado do Rio de Janeiro, apresentando um mapeamento da oferta de EJA nas escolas públicas localizadas nos territórios rurais do estado, nas esferas federal, estadual e municipal em todas as etapas de ensino, e também levantamentos sobre a situação educacional e econômica do Rio de Janeiro na atualidade, tecendo análises à luz da materialidade histórica apresentada. Os procedimentos de pesquisa envolvem levantamento bibliográfico, sistematização e análise de fontes documentais e de dados estatísticos coletados sobre a oferta da EJA do campo; incluindo dados setoriais da economia fluminense, como dos setores de serviços e agropecuário. Com base nessas determinações, a pesquisa identifica que o contexto de negação de direitos impacta a Educação de Jovens e Adultos em todos os sentidos (oferta, matrículas, permanência etc.), em especial a EJA do campo. Nesse sentido, confirma a hipótese de que, com o golpe do impeachment presidencial de 2016, intensificou-se ainda mais o processo de subalternização dos trabalhadores rurais, como consequência da retirada de direitos e de sucessivos cortes nas políticas de educação para esses trabalhadores. Conclui, portanto, que a nova fase do neoliberalismo no Brasil agravou a histórica descontinuidade das políticas educacionais para a população jovem e adulta do campo e, em suma, que a oferta de EJA nos territórios rurais é complexa, sendo enorme o desafio de fortalecer e ampliar a organização popular na luta por quantidade e qualidade da EJA nas escolas públicas do campo.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation addresses the current Young and Adult Education (EJA) policy for the rural working class in the state of Rio de Janeiro based on the analysis of its provision by educational public networks from 2016 to 2020. Theoretically and methodologically supported by the historical-dialectical materialism, it aims to understand such policy based on the specificity of social formation and the dependent capitalism, which determinesthe place of the Brazilian State in the world capitalism, considering its role on education directed to the rural population. The study intends to grasp how the struggles for hegemony waged by classes and class fractions within civil society, in the strict State, were intensified by the deepening of neoliberalism, bringing political and economic consequences to the educational policies achieved by the rural social and labor movements. Furthermore, it seeks to highlight the conceptual obstacles – forged by the private apparatuses of hegemony of the ruling class – that make the materialization of specific education for rural workers difficult. Lastly, this work addresses the situation of rural EJA in the state of Rio de Janeiro, presenting a mapping of EJA provision in public schools located in the rural territories of the state, at the federal, state, and municipal levels at all stages of education, as well as surveys on the present economic and educational situation in Rio de Janeiro, presenting analyses in light of the presented historical materiality. The procedures for research involve bibliographical survey, systematization and analysis of documentary sources and statistical data collected about the provision of rural EJA; including sectoral data on the Rio de Janeiro state provision of EJA, such as the services and agribusiness sectors. Based on these determinations, the research recognizes that the context of denial of rights impacts the education of young and adult citizens in every sense (provision, enrollment, permanency and so on), especially rural EJA. In this sense, it confirms the hypothesis that, with the coup d'état that lead to the presidential impeachment in 2016, the process of subordination of rural workers was further intensified, as a consequence of the removal of rights and successive cuts in the policies of education for these workers. Therefore, it concludes that the new phase of neoliberalism in Brazil has aggravated the historical discontinuity of the educational policies for the young and adult rural population and, in summary, that the provision of EJA in rural territories is complex, and there is a great need of strengthening and expanding the organization of the people in the fight for quality EJA in quantity in rural public schools.-
Descrição: dc.description194 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectYoung and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectRural Education-
Palavras-chave: dc.subjectWork-Education-
Título: dc.titlePolítica Públicas de Educação para Jovens e Adultos trabalhadores do campo: uma análise a partir da oferta de EJA no Estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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