Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Waldeck Carneiro da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4129978776761994 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Georgina Helena Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3494845515615884 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Renato Emerson dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7260305303021981 | - |
Autor(es): dc.contributor | Zaccur, Edwiges | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3711230548967682 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Nilma Lino | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7444449891704854 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8902469432992768 | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Maria Clareth Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32701 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777732 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese tem como objetivo principal compreender processos de construção de identidades raciais de professoras negras atuantes no ensino superior. Como objetivos específicos, busquei perceber como processos de construção de identidades raciais, de gênero e de classe são vivenciados pelas professoras e; entender as suas percepções em relação à negritude e às classes sociais nas quais se enquadram. Para isto, utilizei a abordagem qualitativa, optando pelo uso da história oral, por compreender que este método melhor atende aos objetivos propostos. Na produção dos dados, utilizei entrevistas de histórias de vida, considerando as trajetórias das professoras. A escolha das entrevistadas foi guiada por critérios qualitativos, enfatizando o significado das suas experiências individuais e coletivas. Realizei cinco entrevistas, de acordo com o perfil previamente estabelecido, ou seja, que fossem professoras do ensino superior e que se autodeclarassem negras. A escolha do número de entrevistas foi igualmente orientada por critérios qualitativos, considerando a opção pela história oral. O estudo foi dividido em quatro capítulos. No primeiro, apresento os estímulos, os desafios e as aspirações que me levaram à discussão da temática, a contextualização do estudo e as opções metodológicas. No segundo, focalizo processos de construção de identidades negras inter- relacionados com as identidades de gênero, além da discussão conceitual de gênero, estigma, estereótipo, raça, racismo etc. No terceiro capítulo, apresento o racismo vivido pelas professoras no ambiente escolar e familiar, as suas percepções relacionadas ao otimismo pedagógico e as referências que interferiram na constituição de suas identidades raciais, de gênero e de classe. No último capítulo, enfatizo o inter-relacionamento entre as identidades discutidas; as tensões acerca da classe média negra; as desigualdades da população negra no acesso e na permanência no ensino superior; os cursos em que estão as mulheres negras; o envolvimento das entrevistadas com a discussão racial na docência. Finalmente, apresento ambigüidades e conflitos relacionados à construção das identidades negras vividos pelas professoras, que se repetem em suas famílias. Ambas apontaram a importância das lembranças, do resgate das histórias dos antepassados na construção identitária dos/as filhos/as. Percebi, neste estudo, que a dicotomia raça e classe ainda precisa ser debatida, pois muitos/as continuam afirmando que o problema da população negra se reduz à questão de classe e outros/as à questão de raça. As entrevistadas demonstraram que, muitas vezes, a condição racial se sobrepõe à condição de classe, pois as discriminações apontadas dificultam as ascensões sociais, econômicas e culturais das mulheres negras e, quando estas ascendem, são percebidas como se estivessem “fora do lugar”. | - |
Descrição: dc.description | Esta tesis tiene como objetivo principal comprender procesos de construcción de identidades raciales de profesoras negras que actúan en la enseñanza superior. Como objetivos específicos, busqué percibir como los procesos de construcción de identidades raciales, de género y de clase son vividos por las profesoras; entender sus percepciones en relación a la negritud y las clases sociales en las cuales se encuadran. Para esto, utilicé el abordaje cualitativo, optando por el uso de la historia oral, por comprender que este método atiende mejor a los objetivos propuestos. En la producción de los datos, utilicé entrevistas de historias de vida, considerando las trayectorias de las profesoras. La elección de las entrevistadas fue guiada por criterios cualitativos, enfatizando el significado de sus experiencias individuales y colectivas. Realicé cinco entrevistas, de acuerdo con el perfil previamente establecido, es decir, que fuesen profesoras de la enseñanza superior y que se autodeclarasen negras. La elección del número de entrevistas fue igualmente orientada por criterios cualitativos, considerando la opción por la historia oral. El estudio fue dividido en cuatro capítulos, en el primero presento los estímulos, los desafíos y las aspiraciones que me llevaron a la discusión de la temática, la contextualización del estudio y las opciones metodológicas. En el segundo focalizo procesos de construcción de identidades negras interrelacionados con las identidades de género, además de la discusión conceptual de género, estigma, estereotipo, raza, racismo etc. En el tercer capítulo, presento el racismo vivido por las profesoras en el ambiente escolar y familiar; sus percepciones relacionadas con el optimismo pedagógico; y las referencias que interfirieron en la constitución de sus identidades raciales, de género y de clase. En el último capítulo, enfatizo el interrelación entre las identidades discutidas; las tensiones acerca de la clase media negra; las desigualdades de la población negra en el acceso y permanencia en la enseñanza superior; los cursos donde están las mujeres negras; la implicación de las entrevistadas con la discusión racial en la docencia. Por último, presento ambigüedades y conflictos relacionados con la construcción de las identidades negras vividos por las profesoras que se repiten en sus familias. Algunas habían apuntado la importancia de los recuerdos, del rescate de las historias de los antepasados en la construcción de la identidad de los/las hijos/as. Percibí, en este estudio, que la dicotomía raza y clase todavía necesita ser debatida, pues muchos/as continúan afirmando que el problema de la población negra se reduce a la cuestión de clase y otros/as a la cuestión de raza. Las entrevistadas demostraron que, muchas veces, la condición racial se sobrepone a la condición de clase. Las discriminaciones apuntadas dificultan la ascensión social, económica y cultural de las mujeres negras y, cuando estas ascienden son percibidas como si estuviesen “fuera del lugar”. | - |
Descrição: dc.description | This work has as principal aim to understand the process of race identity construction of black university teachers. As specifics aims, I tried to perceive how the process of race, gender and class identity construction are lived for the teachers and to understand their perceptions about blackness and social classes that they are included. For this, I used a qualitative approach, choosing the oral history because this approach it is the best for the aims proposed. To produce the data, I used life stories interviews, considering the teacher's trajectories. The choice of these teachers was guided by qualitative criteria, emphasizing the meaning of their individual and collectives experiences. I did five interviews, according with the profile previously settled, it means, university teachers that had declared herselves as black women. The choice of this number of interviews was also orientated by qualitative criteria, considering the choice of oral history. This study was divided in four chapters; in the first one, I show the incitements, the challenges and the aspirations that bring me to the discussion of this theme, the contextualization of these study and its methodological options. In the second chapter, I focus in the construction process of black identities connected with gender identities, besides the conceptual discussion of gender, stigma, stereotype, race, racism, etc. In the third chapter, I present the racism lived by the teachers into school and familiar environment; their perceptions about the pedagogical optimism and the references that interfering in the constitution of their racial, gender and class identities. In the last chapter, I emphasized the interconnections between the identities discussed; the tensions about the black middle-class; the inequalities of black population to the access and permanence in the university teaching; the courses where the black women are; their participation in the racial discussion as teachers. Finally, I show the ambiguities and the conflict related with the black identities construction lived by these teachers, that are repeated in their families. Both of them point out to the importance of memories, the rescue to the ancestor's stories in the son's and daughter's identity construction. I perceive, in this study, that the dichotomy race and class still need to be discussed, because a lot of people go on asserted that the black people problem it is reduced to the class question and another to the race matter. The teachers interviewed showed that, a lot of times, racial condition overlaps class condition. The discriminations pointed out difficult the social, economic and cultural ascension of black women and when they ascend are perceived like been “out of place” | - |
Descrição: dc.description | 199 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professoras negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profesoras negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historias de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminación racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Life stories | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Título: dc.title | Mulheres negras e professoras no ensino superior: as histórias de vida que as constituíram | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: