Shopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTayt-son, Débora Bogéa da Costa-
Autor(es): dc.contributorRocha, Ana Raquel Coelho-
Autor(es): dc.contributorLevy, Ariel-
Autor(es): dc.creatorDias, Victor Hugo Dantas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25158-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777721-
Descrição: dc.descriptionA Shopee é uma plataforma de comércio eletrônico em que vendedores e compradores se encontram em um espaço online, chamado de marketplace, para fazerem negócios no modelo C2C (consumer-to-consumer). A empresa surgiu no Sudeste Asiático e rapidamente se tornou a maior plataforma de compras da região, desenvolvendo brevemente uma orientação à internacionalização, como uma Born Global. Neste contexto, o estudo tem por objetivo compreender os principais aspectos envolvidos na consolidação da marca no continente asiático, bem como as motivações que a fizeram escolher a América Latina como o primeiro passo para sua expansão global, bem como analisar os principais desafios à internacionalização do modelo de negócios da empresa para o mercado brasileiro. Realizou-se uma pesquisa documental qualitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de estabelecer um panorama estruturado sobre o assunto, ao associar os elementos identificados na realidade com a teoria apresentada acerca dos estudos sobre internacionalização de empresas, Born Globals e comércio eletrônico. Identificou-se que a popularização da Shopee no Sudeste Asiático se deu pela oferta de uma proposta de valor diferenciada, e os principais desafios à internacionalização para o Brasil consistiram na adaptação do modelo de negócios da empresa em relação à aspectos político-econômicos e socioculturais.-
Descrição: dc.descriptionShopee is an e-commerce platform that connects sellers and buyers in a C2C (consumer-to-consumer) electronic marketplace and allows them to do online business. The company emerged in Southeast Asia and quickly became the largest ecommerce platform in the region. As a Born Global, it promptly sought to expand its operations internationally. In this context, this study aims to understand the main aspects involved in the brand strengthening in Southeast Asia, as well as the motivations that made it choose Latin America as the first step of its global expansion. It also intends to analyze the main barriers observed in the internationalization process for the Brazilian market. An exploratory qualitative documentary research was made, with the objective of establishing a structured overview on the subject, by associating the elements identified in reality with the theory presented about studies on internationalization of companies, Born Globals and e-commerce. It was identified that the popularization of Shopee in Southeast Asia was due to the offer of a differentiated value proposition, and the main challenges to internationalization to Brazil consisted of adapting the company's business model in terms of political-economic and sociocultural aspects.-
Descrição: dc.description76 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectShopee-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectMarketplace-
Palavras-chave: dc.subjectInternacionalização-
Palavras-chave: dc.subjectBorn Globals-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing Global-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing digital-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing global-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectInternacionalização da economia-
Palavras-chave: dc.subjectShopee-
Palavras-chave: dc.subjectE-commerce-
Palavras-chave: dc.subjectE-marketplace-
Palavras-chave: dc.subjectInternationalization-
Palavras-chave: dc.subjectBorn Globals-
Palavras-chave: dc.subjectGlobal Marketing-
Título: dc.titleShopee: uma análise documental do surgimento e dos desafios de inserção da plataforma de marketplace no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.