Conversas entre a literatura infantil e a ciência: a maior flor do mundo no ensino de ciências para crianças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorBertagna, Maína-
Autor(es): dc.contributorMarinho, Elysiane de Barros-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Rafael Bomcompanhé de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29268-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777718-
Descrição: dc.descriptionOs gêneros literários a partir da sua subjetividade, temporalidade e plurilinguismo, se mostram importantes na formação dos indivíduos, influenciando no desenvolvimento da linguagem e apresentando novos olhares sobre o mundo, por isso devem estar presentes em todas as disciplinas escolares. Nesse sentido, o contato com a literatura na infância se faz necessário, visto que nessa fase da vida se inicia a formação da personalidade e das funções cognitivas. Além disso, as crianças, por conta da sua extrema curiosidade, se mostram capazes de lidar com temas científicos. No entanto, é observado que há um distanciamento entre elas e a Ciência no ambiente escolar, apesar de este fazer parte do currículo. Pensando nisso, este trabalho busca refletir sobre os caminhos disponíveis para uma aproximação entre as crianças e a Ciência, encontrando na literatura uma luz que possa promover essa conversa. Com isso, o livro “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, foi escolhido para atuar como fio condutor de atividades sobre Botânica e Ecologia. O trabalho ocorreu de forma remota por conta da pandemia do Coronavírus, e contou com seis crianças participantes, todas na presença de seus responsáveis, que assumiram o papel de mediadores. Foram realizadas cinco atividades: contação da história por meio de um vídeo; observação da morfologia das sementes; discussão das formas de dispersão das sementes; recriação da cena da salvação da flor contada na história; e discussão da diversidade floral. Após todas as atividades, as crianças realizaram desenhos para retratar aspectos relativos a cada uma delas. Os dados produzidos, áudios, vídeos e desenhos, nos foram enviados e a partir de sua análise, observamos que as crianças se mostraram interessadas nas atividades, observando, opinando e dialogando com os mediadores; estabeleceram relações entre o conteúdo científico e o seu cotidiano; apresentaram conhecimentos prévios acerca dos assuntos; e se apropriaram da história contada, já que em muitos diálogos souberam dar detalhes do enredo. Portanto, a utilização da história de Saramago, como fio condutor das atividades, se mostrou eficiente para despertar o interesse e trabalhar temas científicos e para contestar o senso comum de que as crianças não são capazes de compreender Ciências.-
Descrição: dc.descriptionLiterary genres from their subjectivity, temporality and plurilingualism, are important in the formation of individuals, influencing the development of language, and presenting new perspectives on the world, so they must be present in all school subjects. In this sense, contact with literature in childhood is necessary, since in this stage of life the formation of personality and cognitive functions begins. In addition, children, due to their extreme curiosity, are able to deal with scientific topics. However, it is observed that there is a distance between them and Science in the school environment, although this is part of the curriculum. With this in mind, this work seeks to reflect on the paths available for bringing children and Science closer together, finding in literature a light that can promote this conversation. As a result, José Saramago's book “The Greatest Flower in the World” was chosen to act as the guiding thread for activities on Botany and Ecology. The work took place remotely due to the Coronavirus pandemic, and has six participating children, all in the presence of their guardians, who assumed the role of mediators. Five activities were carried out: storytelling through a video; observation of seed morphology; discussion of the forms of seed dispersal; recreation of the flower salvation scene told in the story; and discussion of floral diversity. After all the activities, the children made drawings to portray aspects related to each one of them. The data produced, audios, videos and drawings, were sent to us and from their analysis, we observed that the children were interested in the activities, observing, giving opinions and dialoguing with the mediators; established relationships between scientific content and their daily lives; presented previous knowledge about the subjects; and appropriated the story told, since in many dialogues they were able to give details of the plot. Therefore, the use of Saramago's story, as the guiding thread of the activities, proved to be efficient to arouse interest and work on scientific themes and to challenge the common sense that children are not able to understand Sciences.-
Descrição: dc.description98 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectBotânica-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura, Ensino de Ciências, Educação Infantil, Botânica, Produção intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura (Ensino elementar)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood education-
Palavras-chave: dc.subjectBotanics-
Título: dc.titleConversas entre a literatura infantil e a ciência: a maior flor do mundo no ensino de ciências para crianças-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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