A biblioteca escolar nos processos de ensino-aprendizagem: o cenário da produção acadêmica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBreglia, Vera Lucia Alves-
Autor(es): dc.creatorLemos, Dayana da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10634-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777711-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa foi realizar um levantamento documental da produção acadêmica sobre a Biblioteca Escolar entre os anos de 1999 e 2014 a fim de identificar se e como a temática tem sido trabalhada e descrever o estado da arte. Investiga a Biblioteca Escolar como recurso pedagógico necessário nos processos de ensino-aprendizagem. Busca na literatura acadêmica possíveis articulações entre a biblioteca e a sala de aula, por meio das atividades e ações biblioteconômicas, conteúdos curriculares e práticas pedagógicas. Discute a formação do bibliotecário e do professor. Faz reflexões acerca da importância do trabalho colaborativo entre esses profissionais. A base teórica que dá sustentação à pesquisa tem origem na literatura produzida pelos campos disciplinares da Ciência da Informação, da Biblioteconomia e da Educação, com privilégio na abordagem da Biblioteca Escolar como um centro de recurso educacional fomentador da aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research was to make a documentary survey of the academic literature on the School Library between the years 1999 and 2014 to identify whether and how the issue has been crafted and describe the state of the art. Investigates the school library as an educational resource needed in the teaching-learning processes. Search in the academic literature possible links between the library and the classroom, through the activities and actions The library, curricula and teaching practices. Discusses the formation of the librarian and teacher. It does reflect on the importance of collaborative work among these professionals. The theoretical basis that supports the research comes from the literature produced by the disciplines of Information Science, Library Science and Education, with privilege in the school library approach as a center developers learning educational resource.-
Descrição: dc.description108f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca Escolar – Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Library - Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching practice-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleA biblioteca escolar nos processos de ensino-aprendizagem: o cenário da produção acadêmica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.