O jogo didático “Desafio Ciências – Sistemas do Corpo Humano” como ferramenta para o ensino de ciências

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiranda, Jean Carlos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7824407870274493-
Autor(es): dc.contributorGonzaga, Gláucia Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1055446047081201-
Autor(es): dc.contributorPompilho, Wendel Mattos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7478367813739692-
Autor(es): dc.contributorPereira, Maíra Moraes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2991384523345877-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7400252212189096-
Autor(es): dc.creatorCosta, Rosa Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24967-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777699-
Descrição: dc.descriptionDiversos autores destacam a importância do uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem. Contudo, verifica-se que, em muitas unidades escolares, os professores não têm acesso e/ou não sabem como aplicar esta ferramenta pedagógica, de forma que sua utilização não é frequente. Como uma forma de contribuir para a mudança desse cenário, este trabalho tem por objetivo a produção, avaliação e validação do jogo didático denominado “Desafio Ciências – Sistemas do Corpo Humano”, como uma ferramenta eficiente para o ensino deste tema, na disciplina Ciências. O jogo foi aplicado a 25 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Escola Viva” Professora Edy Belloti, no município de Santo Antônio de Pádua/RJ. Como forma de avaliação da qualidade e eficiência do jogo foram desenvolvidos e aplicados três questionários, dois com função avaliativa e um de função ergométrica. O primeiro, com função avaliativa, foi utilizado para sondagem do conhecimento prévio dos alunos em relação ao conteúdo do jogo; o segundo, com a função avaliativa, avaliou o quanto os alunos aprenderam com o jogo, sendo aplicado após a utilização do mesmo; e o terceiro, empregado para análise ergométrica no quesito usabilidade, teve como objetivo verificar a opinião dos alunos sobre a estética e funcionalidade do jogo aplicada. A comparação entre os resultados dos dois questionários avaliativos aplicados indica um aumento de 54% de acertos nas questões propostas, sugerindo um bom funcionamento didático-científico do jogo “Desafio Ciências – Sistemas do Corpo Humano”; além disso, os resultados obtidos na avaliação ergométrica indicam boa aceitação por parte dos alunos, sugerindo um bom funcionamento ergométrico do jogo “Desafio Ciências – Sistemas do Corpo Humano”. Tais resultados sugerem que o jogo didático desenvolvido é eficiente na proposta a que se destina, de forma que podemos considera-lo adequado como ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem do conteúdo abordado.-
Descrição: dc.descriptionSeveral authors emphasize the importance of using educational games in the teaching-learning process. However, it appears that, in many schools, teachers do not have access and/or do not know how to apply this pedagogical tool, so that its use is not common. As a way to contribute to the change this scenario, this work aims at the production, evaluation and validation of the didactic game called "Desafio Ciências – Sistemas do Corpo Humano", as an effective tool for teaching this theme, in Science. The game was applied to 25 students of the 8th year of Elementary Education of the Escola Municipal “Escola Viva” Professora Edy Belloti, in the municipality of Santo Antônio de Pádua/RJ. As a way of assessing the quality and efficiency of the game were developed and implemented three questionnaires, two with evaluative function and a ergometric function. The first, with evaluative function, was used for verified the prior knowledge of students in relation to the content of the game; the second, with evaluation function, considered how students learned with the game, being applied after the use of the same; and the third, used for ergometric analysis in terms of usability, aimed to check the opinion of students about the aesthetics and functionality of the game applied. The comparison between the results of the two evaluation questionnaires applied indicates a 54% increase in the proposed questions, suggesting a good didactic-scientific functioning of the game "Desafio Ciências – Sistemas do Corpo Humano"; in addition, the results obtained in the ergometric evaluation indicate a good acceptance by the students, suggesting a good ergometric functioning of the game "Desafio Ciências – Sistemas do Corpo Humano". These results suggest that the didactic game developed is efficient in the proposal for which it is intended, so that we can consider it adequate as a support tool in the teaching-learning process of the content addressed.-
Descrição: dc.description40 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade Lúdica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo Humano-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso Didático-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Naturais-
Palavras-chave: dc.subjectPlayful Activity-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-Learning-
Palavras-chave: dc.subjectHuman Body-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic Resource-
Título: dc.titleO jogo didático “Desafio Ciências – Sistemas do Corpo Humano” como ferramenta para o ensino de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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