Educação, escola e trabalho: projetos e reformas educacionais entre o Império e a República Brasileira (1878-1909)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeder, Gizlene-
Autor(es): dc.contributorMachado, Humberto Fernandes-
Autor(es): dc.contributorViana, Larissa Moreira-
Autor(es): dc.contributorWanderley, Sônia Maria de Almeida Ignatiuk-
Autor(es): dc.contributorEdler, Flávio Coelho-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Leonardo da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15946-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777680-
Descrição: dc.descriptionObjetivamos, com esse trabalho, desenvolver reflexões sobre o ensino primário tendo como eixo central a análise de reformas educacionais propostas por agentes do estado na transição do Império do Brasil para a República Brasileira. As reformas analisadas são as organizadas pelo Ministro da Justiça Leôncio de Carvalho (1878-1879), pelo Ministro da Instrução Pública Benjamin Constant (1890-1891) e pelo Presidente da República Nilo Peçanha (1909). A problemática da Tese foi construída tendo a premissa de discutir que além de ensinar a ler, a escrever e a contar os reformadores educacionais procuraram controlar, domesticar e disciplinar os alunos e os professores, em particular aqueles oriundos das classes populares ou subalternas-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this work is to developed refletions about the elementar and vocacionals school, through the transition of the Empire of Brazil into the Brazilian Republic, based on analysis of educational reforms proposed by some of this state agentes, as the Minister of Justice Leôncio de Carvalho (1878-1879), the Minister of Education Benjamin Constant (1890-1891) and the Presidente of Republic Nilo Peçanha (1909). The main task of this Thesis was to discuss that, for those state agentes, the act of teaching the students how to read, write and count must be followed by social control, domestication and discipline to both students and teachers, particularly when they have been coming from popular or working classes-
Descrição: dc.description208f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói, RJ-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectReformas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino primário-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissionalizante-
Palavras-chave: dc.subjectImpério do Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectPrimeira República Brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectReforma do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino primário-
Palavras-chave: dc.subjectRepública, 1889-1930-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducational reforms-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school-
Palavras-chave: dc.subjectVocacional school-
Palavras-chave: dc.subjectEmpire of Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian First Republic-
Título: dc.titleEducação, escola e trabalho: projetos e reformas educacionais entre o Império e a República Brasileira (1878-1909)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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