Aprendendo a Ensinar com Alunos e Alunas Marcados pelo Fracasso Escolar: alinhavando retalhos da caminhada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValle, Maria Teresa Esteban do-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721868Y6-
Autor(es): dc.contributorZaccur, Edwiges Guiomar dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4727346J6-
Autor(es): dc.contributorPrado, Guilherme do Val Toledo-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785484J0-
Autor(es): dc.creatorCosta, Margarida dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-05-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21009-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777677-
Descrição: dc.descriptionThe present dissertation express my attempt of living the exercise of the research with the daily pertaining to school space-time of where I speak. I show a reflection on the ways that I come finding to carry through practical the pedagogical one in the Project “Lendo e Escrevendo” with the students classified for the school as “incapable to learn” or as those that possess learning difficulties. Being thus this dissertation reflects a double passage of students whose even so living the experience to fail in the school have remained searching in singular ways the pertaining to school success and my passage of teacher apprentice in which I come learning to assume an investigative position of pedagogical practical mine from the moment where I started to distrust of the evidences that confirmed the incapacity to learn of some students whose have found the project loading in its weighed on them. The difficulties found in the allied accomplishment of practical pedagogical with them desire to find and create an other ways that were more favorable to the process of learning of the students also have been determinative to my position. Through this dissertation I look to show as when assuming a investigative position I can better help the student to believe that they are capable to learn. At the same time I can contribute so that the school looks at especially for the possibilities of learning to the students of the Popular Classrooms-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação expressa a tentativa de viver o exercício da pesquisa no cotidiano escolar, espaço-tempo de onde falo. Nela apresento uma reflexão sobre os caminhos que venho encontrando para realizar a prática pedagógica no Projeto Lendo e Escrevendo com os alunos e alunas classificados pela escola como “incapazes” para aprender ou como os que possuem dificuldades de aprendizagem. Esta dissertação reflete um duplo percurso: o dos alunos e o meu. Embora vivendo a experiência de fracassar na escola, eles têm permanecido nela, buscando de modos singulares o êxito escolar. No percurso de professora aprendiz, passo a assumir uma postura investigativa da minha prática pedagógica. Comecei a desconfiar das evidências que confirmavam a incapacidade para aprender de alguns alunos e alunas, que vem carregando em seus ombros o peso do fracasso escolar. As dificuldades encontradas na realização de práticas pedagógicas com eles e elas, aliadas ao desejo de encontrar e reinventar outros encaminhamentos mais favoráveis ao processo de aprendizagem dos alunos, têm sido, também, determinantes nesse processo. Procuro mostrar que, ao assumir uma postura investigativa, posso melhor ajudar os alunos a acreditarem que são capazes de aprender e, ao mesmo tempo, posso contribuir para que a escola olhe para as possibilidades de aprendizagem, especialmente dos alunos das Classes Populares-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Publicador: dc.publisherBR-
Publicador: dc.publisherUFF-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAprendendo a Ensinar com Alunos e Alunas Marcados pelo Fracasso Escolar: alinhavando retalhos da caminhada-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.