Garotas que gostam de garotos que gostam de garotos: a fetichização dos relacionamentos gays como consequência do queerbait no audiovisual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrasiliense, Danielle Ramos-
Autor(es): dc.contributorSilva, Geisa Rodrigues Leite da-
Autor(es): dc.contributorFelix, Carla Baiense-
Autor(es): dc.creatorSantiago, Luana de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31856-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777671-
Descrição: dc.descriptionA principal consequência do queerbait é a negação da representatividade LGBTQ na mídia. Séries, filmes e animes insinuam envolvimentos românticos entre dois personagens do mesmo sexo para abocanhar o vulnerável pink money e, após atingirem esse objetivo, voltam atrás apresentando as sugestões como brincadeiras ou, pior ainda, delírio dos fãs. Com os direitos das minorias ganhando mais voz a partir de 2010, reclamações não se mostram rogadas; principalmente podendo se sustentar através de vias diretas de comunicação com representantes da cultura comercial através da internet. No entanto, gays, lésbicas, bissexuais e transsexuais não são os únicos que caem na isca dessa estratégia colocada como antiga, porém somente muito recentemente nomeada. Por interesses que passam longe da representatividade, slashers ou fujoshis, formadas essencialmente por mulheres jovens heterossexuais com interesse na relação amorosa ou sexual entre figuras masculinas, de mesmo modo que o homem hétero objetifica a mulher lésbica, também se iludem com o queerbait que, para elas, tem como única e exclusiva finalidade alimentar seus fetiches. Fetiche este que é percebido pelos produtores e representantes da indústria do entretenimento, especialmente através da dominância das fanfictions slash e yaoi, cujo foco é em relacionamentos entre dois homens gays, nos maiores sites do nicho; no mais popular deles, o gênero equivale a 50% das histórias publicadas. Utilizando como dois principais autores JENKINS (2005) e JAMISON (2013), esta pesquisa relaciona a produção massiva de fanfictions yaoi, uma produção em prosa feita por fãs sobre uma história da indústria comercial, sem concentrar em seu conteúdo e sim números, como uma das consequências do queerbait, cujo alvo não se limita somente na comunidade LGBTQ mas, também, nas fãs mulheres que gostam de observar homens com outros homens.-
Descrição: dc.descriptionThe main consequence of queerbait is the denial of LGBTQ representativity in media. Series, movies and anime insinuate romantic engagements between two same-sex characters to snatch the vulnerable "pink money". After reaching that goal, the commercial culture take all those sub-texts back by treating them as jokes or, even worse, fan imagination. With the rights of minorities gaining more voice since 2010, complaints are not appealed. Fans can reach producers through direct channels of communication thanks to Internet. However, gays, lesbians, bisexuals and transsexuals are not the only ones who fall into the trap of this oldfashioned, but only very recently named, strategy. Moved by interests that have nothing to do with representativity, slashers and fujoshi, which are essentially heterosexual young women, also delude themselves with queerbait. For them, it has the only and exclusive purpose to feed their fetishes. Fetish that is noticed by the media representatives when they consider the amount of slash and yaoi fanfiction, a type of novel based on pop culture icons, circulating on appropriated websites. In the most popular of them, they are at least 50% of the published stories. Using as main authors JENKINS (2005) and JAMISON (2013), this research relates the massive production of yaoi fanfiction, not focusing in content but in numbers, as one of queerbaiting consequences, which goal doesn’t concentrate in LGBTQ only, but also on fangirls – the most active in fandom - who enjoy watching men with another men just like heterossexual guys do with lesbian couples.-
Descrição: dc.description127 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQueerbait-
Palavras-chave: dc.subjectFanfiction-
Palavras-chave: dc.subjectSlash-
Palavras-chave: dc.subjectYaoi-
Palavras-chave: dc.subjectFetiche-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectMinoria sexual-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Título: dc.titleGarotas que gostam de garotos que gostam de garotos: a fetichização dos relacionamentos gays como consequência do queerbait no audiovisual-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.