Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Passos, Ivan Carlin | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0938288399908396 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, André Cantareli da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2892004017405879 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gaio, Luiz Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3234262027065790 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2751982930827739 | - |
Autor(es): dc.creator | Augustin, Amanda Bergamini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25159 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777649 | - |
Descrição: dc.description | O cenário econômico vivenciado no Brasil ao longo da década de 90, marcado por altas taxas de inflação e instabilidade, bem como a sequente implantação do Plano Real evidenciaram a importância da educação financeira na sociedade brasileira. Tal importância passa não apenas pela necessidade de o indivíduo aprender a gerir sua renda, mas também aprender a poupar, evitar fraudes e altos níveis de endividamento. Diante desse contexto, o presente estudo analisou o nível de conhecimento financeiro básico dos alunos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda, bem como verificou a influência de fatores sociais e demográficos no resultado. Foi aplicado um questionário desenvolvido pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com temas financeiros básicos, tais como: juros, risco, valor do dinheiro no tempo e inflação. Os resultados indicaram um nível de conhecimento financeiro consideravelmente acima da média dos países pesquisados pela OCDE, o que se justifica pelas características da amostra, tendo em vista que o presente estudo focou em indivíduos cursando o ensino superior. Além disso, verificou-se uma possível influência do fator gênero no nível de conhecimento financeiro, havendo a necessidade de estudos posteriores tanto para comprovar tal influência quanto para verificar a influência de outros fatores sociais e demográficos, o que se mostrou inconclusivo na amostra analisada | - |
Descrição: dc.description | The economic scenario in Brazil in the 90s, with instability and high inflation rates, followed by the implementation of the Plano Real pointed for the importance of financial education. In this scenario, the individuals should be prepared to manage their income, save money, avoid financial fraud and high debt rates. Within this context, the following study aimed to analyse the level of financial knowledge of the accountancy students of the Universidade Federal Fluminense – Volta Redonda campus, as well as identify a possible influence of social and demographic factors in the financial knowledge level. To measure the knowledge level, a quiz developed by the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) had been applied. Results indicated a financial knowledge level among accountancy students high above those identified by OECD in its statistics. This event can be explained once OECD statistics consider not only university students. Besides, it had been identified a possible influence of gender in the level of financial knowledge. Further analyses are necessary to verify the influence as well as identify the influence of other social and demographic factors | - |
Descrição: dc.description | 70 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento financeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Volta Redonda (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | University student | - |
Título: dc.title | Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: