Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Sandra Lúcia Rebel | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Andresa Assis de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10878 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777646 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa aborda a inserção de coleção de e-books científicos na Área de Administração, em uma biblioteca universitária, tendo como campo empírico a Biblioteca Prof. Emérito Agrícola Bethlem, do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio dos métodos: estudo de caso, observação direta e pesquisa documental. A investigação relaciona o e-book com o conceito de “objeto técnico-científico-informacional” e elenca os atores sociais e suas respectivas relações com o e-book científico. Nesta pesquisa foi realizada uma análise das bibliografias básicas dos cursos stricto sensu do Instituto COPPEAD, demonstrando a indisponibilidade da maioria dos títulos indicados, na versão de e-book e a restrição de venda de muitos títulos a pessoas físicas. O estudo examina as implicações para a aquisição de e-books, elencando os modelos de negócio oferecidos a bibliotecas e apresenta as peculiaridades para o uso dos e-books. A pesquisa discute os impactos dos e-books nas práticas e políticas documentárias das bibliotecas universitárias, destacando a importância de uma específica política de aquisição de e-books. A investigação apresenta o cenário internacional da aquisição e disseminação dos e-books nas bibliotecas universitárias e faz um breve comparativo com a realidade brasileira. A legislação brasileira pertinente na disponibilidade dos e-books é apresentada, assim como as especificidades jurídicas impostas a universidades, no que tange à aquisição. A pesquisa apresenta dois gargalos, econômico e jurídico, para a adoção de uma coleção de e-books, como fatores externos às bibliotecas universitárias. No decorrer do estudo, destaca-se a agilidade na disseminação do e-book e a potencialidade do uso dos e-books na comunicação científica e no atendimento das necessidades de informação dos usuários das bibliotecas. | - |
Descrição: dc.description | This research deals with the insertion of a collection of scientific e-books, in the Administration Area, in an academic library, having as empirical field the Biblioteca Prof. Emérito Agrícola Bethlem (Library Professor Emeritus Agrícola Bethlem), of the Instituto COPPEAD de Administração (Institute COPPEAD of Administration) of the Universidade Federal do Rio de Janeiro (Federal University of Rio de Janeiro), through the methods: case study, direct observation and documentary research. The research links the e-book with the concept of "objeto técnico-científico-informacional" (technical-scientific-informational object) and lists the social actors and their respective relations with the scientific e-book. The research made an analysis of the basic bibliographies of the stricto sensu courses of the Instituto COPPEAD (Institute COPPEAD), which shows the unavailability of most of the titles indicated in the e-book version and the restriction on the sale of many titles to individuals. The study examines the implications for e-book acquisition, listing the business models offered to libraries, and presents the peculiarities of using e-books. The research discusses the impacts of e-books on the practices and documentary policies of academic libraries, highlighting the importance of a specific e-book acquisition policy. The research presents the international scene of the acquisition and dissemination of e-books in academic libraries and makes a brief comparison with the Brazilian reality. The relevant Brazilian legislation on the availability of e-books is presented, as well as the legal specificities imposed on universities, regarding the acquisition. The research presents two bottlenecks, economic and legal, for the adoption of a collection of e-books, which are external factors to university libraries. In the course of the study, we highlighted the agility in the dissemination of the e-book and the potential use of e-books in scientific communication and in meeting the information needs of library users. | - |
Descrição: dc.description | 121 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | E-book científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca Universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de coleções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro eletrônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de coleção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific e-book | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic Library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Development of collections | - |
Título: dc.title | A adoção de e-books científicos na área de administração: estudo de caso da biblioteca Prof. Emérito Agrícola Bethlem - Instituto COPPEAD/UFRJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: