“No good, brave causes left”? : O fim do império e o teatro de John Osborne na Inglaterra dos anos 1950

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuadrat, Samantha Viz-
Autor(es): dc.contributorSilva, Francisco Carlos Teixeira da-
Autor(es): dc.contributorMartins, Ismênia de Lima-
Autor(es): dc.creatorAlencar, Thiago Romão de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15842-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777644-
Descrição: dc.descriptionA dissertação analisa a percepção social e os impactos causados pelo fim do império na Inglaterra dos anos 1950, principalmente com relação aos impactos no âmbito ideológico. Levando em conta as diversas modificações na economia e na política capitalistas de fins do século XIX, abordarei, a partir da noção gramsciana de hegemonia, a maneira que o fim do império no pós-Segunda Guerra repercutiu nessa sociedade. Para isso, são utilizadas como fontes as peças e escritos de John Osborne, controverso dramaturgo da época, precursor de um novo movimento teatral que possui relações específicas com o tema do fim do império. A partir da biografia de John Osborne, buscando ressaltar a especificidade, a riqueza e as contradições de sua obra, inserindo-a no contexto do cenário teatral inglês da época, tratarei de dissecar os principais aspectos da visão de mundo do autor que, a meu ver, sintetiza as contradições do seu tempo, apontando seus principais pontos de crítica à sua época, as rupturas e permanências presentes em sua obra com relação à ideologia imperial nesse crucial período da história do Império Britânico. A dissertação analisa a percepção social e os impactos causados pelo fim do império na Inglaterra dos anos 1950, principalmente com relação aos impactos no âmbito ideológico. Levando em conta as diversas modificações na economia e na política capitalistas de fins do século XIX, abordarei, a partir da noção gramsciana de hegemonia, a maneira que o fim do império no pós-Segunda Guerra repercutiu nessa sociedade. Para isso, são utilizadas como fontes as peças e escritos de John Osborne, controverso dramaturgo da época, precursor de um novo movimento teatral que possui relações específicas com o tema do fim do império. A partir da biografia de John Osborne, buscando ressaltar a especificidade, a riqueza e as contradições de sua obra, inserindo-a no contexto do cenário teatral inglês da época, tratarei de dissecar os principais aspectos da visão de mundo do autor que, a meu ver, sintetiza as contradições do seu tempo, apontando seus principais pontos de crítica à sua época, as rupturas e permanências presentes em sua obra com relação à ideologia imperial nesse crucial período da história do Império Britânico-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation analyzes the social perception and the impacts caused by the end of the Empire in England of the 1950s, mainly with regard to impacts on ideological framework. Taking into account the various changes in economy and capitalist policy of the late 19th century, I'll cover the way the end of the Empire after the Second World War resonated in this society. For this purpose, are used as sources playwrights and writings of John Osborne, a controversial playwright of the time, forerunner of a new theatrical movement that has specific relations with the theme of the end of the Empire. From the biography of John Osborne, seeking to highlight the specificity, the wealth and the contradictions of his work, by inserting it in the context of the English theatrical landscape of the time, I will dissect the main aspects of the worldview of the author who, in my point of view, synthesizes the contradictions of his time, pointing out its main points of criticism of its era, the ruptures and permanences present in his work with relation to the imperial ideology in this crucial period in the history of the British Empire-
Descrição: dc.description186 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFim do Império-
Palavras-chave: dc.subjectInglaterra-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro inglês - história e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectOsborne, John, 1929-1994; história e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEnd of Empire-
Palavras-chave: dc.subjectEngland-
Palavras-chave: dc.subjectTheatre-
Título: dc.title“No good, brave causes left”? : O fim do império e o teatro de John Osborne na Inglaterra dos anos 1950-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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