Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Goretti-
Autor(es): dc.creatorMatos, Solange Paes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4998-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777642-
Descrição: dc.descriptionA partir da trajetória como profissional atuante na área da saúde no banco de sangue, e por isso o trânsito na enfermaria pediátrica e o despertar do interesse, é situada a iniciação à docência na área da Pedagogia Hospitalar, trazendo reflexões teóricas oriundas da pesquisa bibliográfica. Estabelecer ações de não-exclusão na educação também passa a ser fator de saúde, o objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi compreender a Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada de mediação escolar, que procura construir conhecimentos sobre um contexto de aprendizagem que contribua para o bem estar das crianças hospitalizadas. Ceccim (1997), Fonseca (2003), Libâneo (2010), Fontes (2005) Matos e Mugiatti (2007), Freire (1996), foram autores que ajudaram nesta reflexão, além de registros da legislação como a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, entre outros, que foram as principais fontes que contribuíram para o desenvolvimento do presente trabalho. Foi possível identificar os muitos processos do campo de atuação da Pedagogia Hospitalar e uma possibilidade de local de trabalho para exercer a profissão de Pedagoga-
Descrição: dc.descriptionFrom the trajectory as a professional working in the area of health in the blood bank, and for that reason the transit in the pediatric ward and the awakening of interest, is located the initiation to teaching in the area of Hospital Pedagogy, bringing theoretical reflections from the bibliographic research. Establishing non-exclusion actions in education also becomes a health factor, the objective of this work to complete the course was to understand Hospital Pedagogy as a differentiated proposal of school mediation, which seeks to build knowledge about a learning context that contributes to the Well-being of hospitalized children. Ceccim (1997), Fonseca (2003), Libâneo (2010), Fontes (2005) Matos and Mugiatti (2007), Freire (1996), were authors that helped in this reflection, besides registries of the legislation as the 1988 Constitution and Law of Guidelines and Bases of Education 9394/96, among others, which were the main sources that contributed to the development of this work. It was possible to identify the many processes of the field of Pedagogia Hospitalar and a possibility of work place to practice the Pedagogue profession-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia hospitalar-
Palavras-chave: dc.subjectIniciação à docência-
Palavras-chave: dc.subjectCDD 370.11-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectHospital pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectInitiation to teaching-
Título: dc.titlePedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.