O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na América portuguesa quinhentista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKaltner, Leonardo Ferreira-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Viviane Lourenço-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28573-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777633-
Descrição: dc.descriptionA presente tese tem como principal tema de estudos o recorte temporal compreendido entre 1549 e 1556, da América portuguesa, época do período missionário na história do pensamento linguístico no Brasil, e da redação da Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil (ANCHIETA, 1595), de S. José de Anchieta, SJ (1534-1597), provavelmente escrita entre 1554 e 1556 (KALTNER, 2022). Nosso objetivo é analisar o contexto sob o qual a gramática de Anchieta foi escrita: as primeiras “escolas de ler e escrever” da colônia ultramarina de Portugal, organizadas por Pe. Manuel da Nóbrega, SJ (1517-1570), com uma comunidade de missionários e intérpretes que formavam o círculo intelectual de então. Esse círculo intelectual teve como missão principal a catequese e a educação humanística de crianças indígenas de cultura tupinambá, tendo tido como resultado o início da implantação do vernáculo português no contexto missionário, pela alfabetização latino-portuguesa intercultural. Nossa fundamentação teórica para o desenvolvimento dessas reflexões se dá pelos pressupostos da Historiografia da Linguística (SWIGGERS, 2013) e de sua linha de pesquisas da Linguística Missionária (ZWARTJES, 2011), em uma análise qualitativa de fontes documentais. A análise, dividida em duas partes, conta com o pensamento linguístico do humanista João de Barros (1496-1570), por suas obras: Cartinha com os Preceitos e Mandamentos da Santa Madre Igreja (1539) e Gramática da língua portuguesa (1540), influentes no clima intelectual do contexto delimitado e provável fonte para o ensino jesuítico na colônia; além da obra Monumenta Brasiliae (LEITE, 1956), pela qual analisamos as cartas jesuíticas do período em questão, que relatam as atividades das “escolas de ler e escrever”. A hipótese e tese por nós levantadas permitiram-nos buscar compreender os momentos iniciais de implantação do vernáculo português no que viria a ser o Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis has as its main subject of study the time frame between 1549 and 1556, in Portuguese America, the period of the missionary period in the history of linguistic thought in Brazil, and the writing of the Art of grammar of the most used language on the coast of Brazil (ANCHIETA, 1595), by S. José de Anchieta, SJ (1534-1597), probably written between 1554 and 1556 (KALTNER, 2022). My objective is to analyze the context in which Anchieta's grammar was written: the first "schools of reading and writing" of the overseas colony of Portugal, organized by Fr. Manuel da Nóbrega, SJ (1517-1570), with a community of missionaries and interpreters who formed the intellectual circle of the time. This intellectual circle had as its main mission the catechesis and humanistic education of indigenous children of tupinambá culture, resulting in the beginning of the implementation of the Portuguese vernacular in the missionary context, through intercultural Latin-Portuguese literacy. My theoretical foundation for the development of these reflections is based on the assumptions of the Historiography of Linguistics (SWIGGERS, 2013) and its line of research on Missionary Linguistics (ZWARTJES, 2011), in a qualitative analysis of documentary sources. In the first part of the thesis, I analyze the linguistic thought of the humanist João de Barros (1496-1570), through his works: Cartinha com Preceitos e Mandamentos da Santa Madre Igreja (1539) and Grammar of the Portuguese language (1540), very influential in the climate of opinion of the analyzed context and probable source for the Jesuit teaching in the overseas colony of the kingdom of Portugal, in the 16th century. In the second part of the thesis, based on the work Monumenta Brasiliae (LEITE, 1956), I analyze the Jesuit letters of the period in question, which report the activities of the “schools of reading and writing”, between 1549 and 1556, whose mentor was Nóbrega.The analysis, divided into two parts, relies on the linguistic thinking of the humanist João de Barros (1496-1570), through his works: Letter with the Preceitos e Mandamentos da Santa Madre Igreja (1539) and Grammar of the Portuguese language (1540), influential in the intellectual climate of the delimited context and probable source for Jesuit teaching in the colony; in addition to the work Monumenta Brasiliae (LEITE, 1956), through which we analyze the Jesuit letters of the period in question, which report the activities of the “schools of reading and writing”. The hypothesis and thesis raised by us allowed us to seek to understand the initial moments of implantation of the Portuguese vernacular in what would become Brazil.-
Descrição: dc.description152 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia da Linguística-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística Missionária-
Palavras-chave: dc.subjectJoão de Barros-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas de ler e escrever-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia linguística-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística histórica-
Palavras-chave: dc.subjectMissionário-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - aspecto educacional-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriography of Linguistics-
Palavras-chave: dc.subjectMissionary Linguistics-
Palavras-chave: dc.subjectJoão de Barros-
Palavras-chave: dc.subjectSchools of reading and writing-
Título: dc.titleO pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na América portuguesa quinhentista-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.