Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Madeira, Lucianne Fragel | - |
Autor(es): dc.contributor | Mizrahi, Saul Eliahú | - |
Autor(es): dc.contributor | Delou, Cristina Maria Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Helena Carla | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Flávia Venâncio | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Carlos Rangel | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Cláudio Elias da | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Andréia Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28851 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777617 | - |
Descrição: dc.description | A utilização de recursos educacionais adaptados para o ensino de Ciências e Biotecnologia é essencial para o aprendizado de alunos com deficiência visual, principalmente quando os assuntos abordados são em escalas microscópicas, como é o caso dos microrganismos. Assim sendo, o objetivo do presente trabalho foi avaliar recursos educacionais adaptados (modelos tridimensionais (3D) e um livro-texto adaptado), voltados para o ensino da microbiologia, com vistas para atender as especificidades de alunos com deficiência visual (cegos e baixa visão), lançando mão de recursos táteis e auditivos. O estudo pautou se em uma abordagem qualitativa, utilizando entrevista como método de coleta de informações e a Análise de Livre Interpretação para análise e interpretação dos dados. O trabalho foi dividido em duas etapas: inicialmente houve a construção dos materiais e, posteriormente, a sua avaliação. Dois modelos tridimensionais foram construídos, da levedura Saccharomycces cerevisiae e da bactéria Escherichia coli, impressos em 3D, em relevo e com sistema de áudio contendo informações acerca das funções celulares. Os modelos foram pintados com cores escuras e contrastantes para atender as percepções visuais dos alunos com baixa visão. Também foi produzido um livro paradidático, com o conteúdo sobre células com um enfoque microbiológico. O livro foi escrito em braille e tinta, adaptado para cego e baixa visão, respectivamente. A tipografia utilizada na ampliação do texto em tinta foi a APHont, tamanho 24. Os materiais foram avaliados por pessoas cegas, com baixa visão e por pessoas com visão normal especialistas em materiais adaptados, a fim de averiguar a adequação dos materiais para o público-alvo e o potencial como ferramentas inclusivas. Para análise dos dados foram criadas três categorias: adequação dos modelos 3D como recursos; adequação da adaptação do livro-texto; concepção técnico-pedagógica. Na interpretação dos resultados foram levados em consideração a classificação visual dos participantes e as indagações do roteiro de entrevista. Os resultados foram relevantes e satisfatórios em relação a adequação dos materiais e a utilização didática. A modelagem por meio da impressão 3D mostrou ser uma opção eficaz na construção de modelos em relevo, favorecendo a percepção tátil. O sistema sonoro demonstrou ser um fator importante para a interação do aluno com o conteúdo. A respeito das cores, os dados revelam que estão adequadas para a percepção visual das pessoas com baixa visão. Em relação ao livro, a tipografia adotada está adequada para baixa visão e o braille sobrepondo à tinta não gera interferência na leitura. Contudo, a nossa investigação demonstra que os materiais estão adequadamente adaptados para atender as necessidades do público-alvo e são contribuições importantes para acessibilidade pedagógica, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a inclusão sem excluir os alunos sem deficiência. | - |
Descrição: dc.description | 173 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | modelos 3D, livro-texto adaptado, recursos educacionais, deficiência visual, inclusão, ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva, Pessoa com deficiência visual, Biotecnologia, Recurso didático, Educação especial | - |
Título: dc.title | Promoção do ensino inclusivo de Ciências e Biotecnologia, com ênfase na microbiologia, por meio da utilização de produtos educacionais no âmbito da deficiência visual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: