Promoção do ensino inclusivo de Ciências e Biotecnologia, com ênfase na microbiologia, por meio da utilização de produtos educacionais no âmbito da deficiência visual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMadeira, Lucianne Fragel-
Autor(es): dc.contributorMizrahi, Saul Eliahú-
Autor(es): dc.contributorDelou, Cristina Maria Carvalho-
Autor(es): dc.contributorCastro, Helena Carla-
Autor(es): dc.contributorSilva, Flávia Venâncio-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Carlos Rangel-
Autor(es): dc.contributorSilva, Cláudio Elias da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Andréia Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28851-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777617-
Descrição: dc.descriptionA utilização de recursos educacionais adaptados para o ensino de Ciências e Biotecnologia é essencial para o aprendizado de alunos com deficiência visual, principalmente quando os assuntos abordados são em escalas microscópicas, como é o caso dos microrganismos. Assim sendo, o objetivo do presente trabalho foi avaliar recursos educacionais adaptados (modelos tridimensionais (3D) e um livro-texto adaptado), voltados para o ensino da microbiologia, com vistas para atender as especificidades de alunos com deficiência visual (cegos e baixa visão), lançando mão de recursos táteis e auditivos. O estudo pautou se em uma abordagem qualitativa, utilizando entrevista como método de coleta de informações e a Análise de Livre Interpretação para análise e interpretação dos dados. O trabalho foi dividido em duas etapas: inicialmente houve a construção dos materiais e, posteriormente, a sua avaliação. Dois modelos tridimensionais foram construídos, da levedura Saccharomycces cerevisiae e da bactéria Escherichia coli, impressos em 3D, em relevo e com sistema de áudio contendo informações acerca das funções celulares. Os modelos foram pintados com cores escuras e contrastantes para atender as percepções visuais dos alunos com baixa visão. Também foi produzido um livro paradidático, com o conteúdo sobre células com um enfoque microbiológico. O livro foi escrito em braille e tinta, adaptado para cego e baixa visão, respectivamente. A tipografia utilizada na ampliação do texto em tinta foi a APHont, tamanho 24. Os materiais foram avaliados por pessoas cegas, com baixa visão e por pessoas com visão normal especialistas em materiais adaptados, a fim de averiguar a adequação dos materiais para o público-alvo e o potencial como ferramentas inclusivas. Para análise dos dados foram criadas três categorias: adequação dos modelos 3D como recursos; adequação da adaptação do livro-texto; concepção técnico-pedagógica. Na interpretação dos resultados foram levados em consideração a classificação visual dos participantes e as indagações do roteiro de entrevista. Os resultados foram relevantes e satisfatórios em relação a adequação dos materiais e a utilização didática. A modelagem por meio da impressão 3D mostrou ser uma opção eficaz na construção de modelos em relevo, favorecendo a percepção tátil. O sistema sonoro demonstrou ser um fator importante para a interação do aluno com o conteúdo. A respeito das cores, os dados revelam que estão adequadas para a percepção visual das pessoas com baixa visão. Em relação ao livro, a tipografia adotada está adequada para baixa visão e o braille sobrepondo à tinta não gera interferência na leitura. Contudo, a nossa investigação demonstra que os materiais estão adequadamente adaptados para atender as necessidades do público-alvo e são contribuições importantes para acessibilidade pedagógica, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a inclusão sem excluir os alunos sem deficiência.-
Descrição: dc.description173 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectmodelos 3D, livro-texto adaptado, recursos educacionais, deficiência visual, inclusão, ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva, Pessoa com deficiência visual, Biotecnologia, Recurso didático, Educação especial-
Título: dc.titlePromoção do ensino inclusivo de Ciências e Biotecnologia, com ênfase na microbiologia, por meio da utilização de produtos educacionais no âmbito da deficiência visual-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.