Cartografias, mapas, linhas e dobras no ofício de orientador educacional: compondo escritas, tecendo redes, inventando escolas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Goretti Andrade-
Autor(es): dc.contributorRabelo, Amanda Oliveira-
Autor(es): dc.contributorRibetto, Anelice Astrid-
Autor(es): dc.contributorCorbella, Lucrecia-
Autor(es): dc.creatorAmaral, Arildo dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23406-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777615-
Descrição: dc.descriptionTrazemos o saber da experiência construído a partir do ofício de orientador educacional, cenas do cotidiano escolar foram situadas enquanto amálgamas das questões teóricas refletidas a partir de leituras e experiências. Lançamos mão da cartografia como viés metodológico da pesquisa com o objetivo de problematizar a medicalização territorializada nas escolas e produzir movimentos instituintes no fazer pedagógico. Pousamos sobre a dimensão das enunciações e o regime de verdade que orquestram os aparatos legislativos no tocante à educação inclusiva no Brasil, analisados a partir do conto zapatista Historia de las miradas, as forças que duelam no imaginário social entre aqueles e aquelas que elaboram as leis, e aqueles e aquelas que estão no cotidiano das micropolíticas. Ênfase é dada ao caderno cartográfico como política de escrita, com o atravessamento de três movimentos éticos, estéticos e políticos: o movimento de compor, de tecer e inventar. Os blocos se conectam livremente com qualquer outra cena, pois trazem conexões que atravessam todo o texto. Como linhas de fuga às práticas homogêneas de categorização do outro em diagnósticos, buscamos inventar escolas que experimentem outras temporalidades, outros possíveis. Ocupamo-nos em afirmar uma escrita resistência, que traz uma proposta inventiva de escolas moleculares onde se encontram processos de singularização-
Descrição: dc.descriptionWe bring the knowledge of experience built from the work of the Educational Advisor, scenes of everyday school were placed as amalgams of the theoretical questions reflected from the readings and experience. We made use of cartography in order to problematize the territorialized medicalization in schools and to produce instituting movements in the pedagogic practice. We landed on the size of utterances and the regime of truth that orchestrate the legislative apparatus with regard to inclusive education in Brazil, analyzed from the tale Zapatista Historia de las miradas, the forces dueling in the social imaginary between those and those who elaborate the laws, and those and those who are in the daily life of the micropolitics. Emphasis is given to the cartographic notebook as writing policy, with the crossing of three ethical, aesthetic and political movements: the movement of composing, weaving and inventing. Blocks connect freely with any other scene because they have connections that span the entire text. As lines of escape to the homogenous practices of categorization of the other in diagnoses, we seek to invent schools that experience other temporalities, others possibilities. We are engaged in affirming a written resistance, which brings an inventive proposal of molecular schools where processes of singularization are found-
Descrição: dc.description103 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectMedicalização da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectCartografia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectExperience-
Palavras-chave: dc.subjectMedicalization of learning-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectCartography-
Título: dc.titleCartografias, mapas, linhas e dobras no ofício de orientador educacional: compondo escritas, tecendo redes, inventando escolas-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.