Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mitrano Neto, Nelson | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:59863257822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vidal, Rejane Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10980750022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788378Z4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marilia dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:94151142722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9415114271961678 | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, Flávia Aparecida Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19051 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777613 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this study was to verify which of the types of corrective feedback (LYSTER & RANTA, 1997) are provided by learners to their peers during the collaborative resolution of tasks involving the negotiation of the grammatical form of the target language. Furthermore, this study also intended to investigate if tasks with different focus on form, explicit or implicit ( SPADA & RUSSELL, 2006), isolated or integrated to meaning (SPADA & LIGHTBOWN, 2008) can have any influence on the types of corrective feedback chosen by the learners to provide to their peers and if those feedbacks would promote learners repair of error in long-term. This study was based on the hypothesis that the types of corrective feedback proposed by Lyster & Ranta can also be found in learners interaction, during the collaborative resolution of tasks which focus on form, leading them to notice and repair their errors in the target language. The participants were six university students of a private college who were recorded during the resolution in pairs of two collaborative tasks which focused on form. The transcriptions of the recordings were made so that types of corrective feedback provided during the students interaction could be identified. The results show evidences that corrective feedback is present not only in teacher-student interaction, but also in student-student interaction and that the feedback provided by peers in the resolution of collaborative tasks can draw learners attention to grammatical form, leading them to reflect upon their utterances and to repair errors in the target-language. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo principal deste estudo foi verificar quais tipos de feedback corretivo (LYSTER e RANTA,1997) são fornecidos por aprendizes a seus pares durante a realização de tarefas colaborativas nas quais exista negociação da forma gramatical da língua-alvo. Além disso, este trabalho foi proposto também com o intuito de verificar se tarefas com diferentes enfoques, foco explícito ou implícito na forma (RUSSELL e SPADA, 2006), ou ainda, isolado ou integrado ao sentido (LIGHTBOWN e SPADA, 2008), exerceriam influência sobre os tipos de feedback escolhidos pelos aprendizes para fornecer aos seus pares e se tais feedbacks proporcionariam reparo duradouro de erros quanto à forma gramatical. A hipótese norteadora foi de que os tipos de feedback corretivo propostos por Lyster e Ranta podem também estar inseridos na interação aluno-aluno, durante a resolução colaborativa de tarefas com foco-na-forma, podendo levar os aprendizes a perceber e reparar seus erros na línguaalvo. Os participantes da pesquisa foram seis alunos de uma instituição privada de ensino superior que foram gravados durante a realização em pares de duas tarefas com foco na forma. Foram realizadas transcrições das gravações em áudio para que fossem identificados, nos protocolos verbais, os tipos de feedback corretivo fornecidos por aprendizes, uns aos outros, durante a realização das tarefas colaborativas. Os resultados evidenciaram que o feedback corretivo está presente não só na interação professor-aluno, mas também na interação alunoaluno, e que o feedback corretivo fornecido por colegas durante a resolução das tarefas em pares é capaz de chamar a atenção do aprendiz para a forma gramatical, levando-a a refletir sobre sua produção e reparar seus erros na língua-alvo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise da interação em sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feedback | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analysis of interaction in the classroom | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of English | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feedback | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | O papel do feedback corretivo de colegas no reparo de erros de aprendizes de inglês L.E. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: