Da competência comunicativa à apreensão do sentido em leitura: reflexões teóricas e sugestões de atividades práticas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Maurício da-
Autor(es): dc.contributorBittencourt, Terezinha Maria da Fonseca Passos-
Autor(es): dc.contributorVictorino, Shirlei Campos-
Autor(es): dc.contributorCoutto, Isabel Osório Tubino do-
Autor(es): dc.contributorMonnerat, Rosane Santos Mauro-
Autor(es): dc.creatorChagas, Carmen Elena das-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3717-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777588-
Descrição: dc.descriptionPartindo dos pressupostos teóricos da Abordagem Global, preconizados pelo grupo de autores franceses que se dedicam ao estudo dos problemas de ordem textual e à operacionalização dos constructos teóricos para o ensino de língua, sob a ótica da Linguística Aplicada em Língua Materna, este trabalho possui como objetivo migrar do “restritivamente linguístico” para o “globalmente comunicativo”, buscando trazer novas sugestões de atividades práticas para o ensino de Leitura em nossas escolas, através de oficinas, realizadas com alunos do 1º. e 3º. anos na faixa etária entre 15 e 17 anos, em regimes de internato e semi-internato do Ensino Médio integrado ao Técnico de uma escola pública federal – Instituto Federal Sul de Minas- Câmpus Muzambinho/MG. Essas atividades estão baseadas nas cinco capacidades da Competência Comunicativa- conceito preconizado pelos autores acima mencionados- e nas dez estratégias de leitor maduro ou de sucesso da autora inglesa Hosenfeld. Como pano de fundo pedagógico, utilizamo-nos das orientações da Pedagogia Simbólica de Byington, cuja teoria nos orienta para a valorização dos sentidos, da mente e do corpo na construção do saber, aqui, especificamente, no estudo de Leitura em nossas salas de aula. Assim, o trabalho busca conjugar mente/mãos; cognitivo/afetivo; subjetivo/objetivo; abstrato/concreto. Uma forma por nós encontrada para a viabilização desse processo de conjugação foi a utilização dos conhecimentos prévios dos alunos e a proposta preliminar de construção de objetos concretos que servirão como uma espécie de detonadores anamnésicos capazes de funcionar como ganchos retentivos das experiências vividas-
Descrição: dc.descriptionStarting from the theoretical assumptions of the Global Approach, advocated by the group of French writers who are dedicated to the study of the problems of textual order and the operationalization of theoretical models for the theaching of language from the viewpoint of Applied Linguistics in Native Language constructs and considering that this study has the goal of migrating from a “strictly linguistic” view to an “overall communicative” vision, seeking to bring new suggestions for practical activities for teaching reading in our schools through workshops conducted with students from 1 st. and 3 rd. years of high school, between the ages of 15 and 17 in boarding and semi-boarding high schools integrated to a Federal technical school – Instituto Federal do Sul de Minas – Câmpus Muzambinho/MG. These activities are based on the five capabilities of Communicative Competence concept advocated by the authors mentioned above and the ten strategies for developing mature or successful readers displayed by the English author Hosenfeld. As a pedagogical background, we use us the guidelines of Symbolic Pedagogy by Byington, whose theory guides us to the enhancement of the senses, the mind and body in the construction of knowledge, here, specifically in the study of reading in our classrooms. The study seeks to combine mind / hands; cognitive / affective; subjective/ objective; abstract / concrete. Finding a way for us to achieve this conjugation process with the use of prior knowledge of the students and preliminary proposed construction of concrete objects that serve as kind of anamnestic detonators capable of functioning as retentive hooks of experiences-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem global-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento prévio-
Palavras-chave: dc.subjectObjeto-anamnésico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Língua-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua materna-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectGlobal approch-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectPrior knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectObject-anamnesis-
Título: dc.titleDa competência comunicativa à apreensão do sentido em leitura: reflexões teóricas e sugestões de atividades práticas-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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