Análise de critérios de apoio à decisão sobre introdução de fluxo Crossdocking no centro de distribuição de uma empresa de moda varejista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHecksher, Suzana Dantas-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorMello, Luiz Carlos Brasil de Brito-
Autor(es): dc.creatorMonnerat, Flavia Salles Tardin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26031-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777584-
Descrição: dc.descriptionDiante do crescimento do varejo de moda no Brasil, faz-se necessária a análise de opções de estratégias de distribuição e armazenagem que melhorem o desempenho da operação logística e atendam a crescente demanda. O objetivo deste projeto foi propor um método de classificação dos produtos de uma empresa de moda varejista quanto a sua adequação ao fluxo do Crossdocking. A trajetória de desenvolvimento do modelo proposto incluiu revisão bibliográfica para levantamento de indicações e contextos de uso de diferentes critérios de apoio a decisão sobre adoção de fluxo de distribuição Tradicional ou Crossdocking. Além disso, foram realizadas visitas ao Centro de Distribuição (CD) da companhia, análise de documentação técnica e gerencial disponibilizada pela empresa, entrevistas abertas com colaboradores das áreas envolvidas, mapeamento do fluxo de distribuição atual que ocorre no CD, modelagem do fluxo de distribuição Crossdocking, análise de possíveis impactos da alteração do fluxo nos resultados. Com isso, definiu-se quatro critérios de análise para classificar os produtos. Os critérios definidos como relevantes frente ao modelo de negócios da empresa foram: confiabilidade de entrega dos fornecedores, variabilidade da demanda, margem de contribuição e popularidade. Como resultado, elaborou-se um modelo de apoio a decisão para que os gestores consigam pontuar e classificar uma gama maior de produtos, em função dos pesos estabelecidos para cada critério. Outra contribuição do projeto foi verificar e demonstrar que, mesmo que o Centro de Distribuição seja único, cada marca tem suas especificidades e isso deve ser levado em consideração para que a implementação do projeto seja feita de forma personalizada por produto e marca.-
Descrição: dc.descriptionGiven the growth of fashion retail in Brazil, it is necessary to analyze options for distribution and storage strategies that improve the performance of the logistics operation and meet the growing demand. The purpose of this project was to propose a method of classifying the products of a retail fashion company regarding their suitability for the Crossdocking flow. The development path of the proposed model included a literature review to survey indications and contexts of use of different criteria to support the decision on the adoption of Traditional distribution flow or Crossdocking. In addition, there where made visits to the company's Distribution Center (DC), analysis of technical and managerial documentation made available by the company, open interviews with employees from the areas involved, mapping of the current distribution flow that occurs at the DC, distribution flow modeling Crossdocking, analysis of possible impacts of changing the flow on results. Thus, four analysis criteria were defined to classify the products. The criteria defined as relevant to the company's business model were: supplier delivery reliability, demand variability, contribution margin and popularity. As a result, a decision support model was developed so that managers can score and classify a wider range of products, depending on the weights established for each criterion. Another contribution of the project was to verify and demonstrate that, even if the Distribution Center is unique, each brand has its specificities and this must be taken into account so that the implementation of the project is carried out in a personalized way by product and brand.-
Descrição: dc.description70 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCrossdocking-
Palavras-chave: dc.subjectLogística-
Palavras-chave: dc.subjectFluxo de Distribuição-
Palavras-chave: dc.subjectCritérios de apoio a decisão-
Palavras-chave: dc.subjectCentro de Distribuição-
Palavras-chave: dc.subjectCentro de distribuição-
Palavras-chave: dc.subjectLogística-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão-
Palavras-chave: dc.subjectCrossdocking-
Palavras-chave: dc.subjectLogistics-
Palavras-chave: dc.subjectDistribution Flow-
Palavras-chave: dc.subjectDecision support criteria-
Palavras-chave: dc.subjectDistribution center-
Título: dc.titleAnálise de critérios de apoio à decisão sobre introdução de fluxo Crossdocking no centro de distribuição de uma empresa de moda varejista-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.