O impacto da escolaridade dos pais sobre o rendimento do trabalho dos filhos no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Patrícia de Melo Abrita-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Roni Barbosa-
Autor(es): dc.contributorPereira, Vanuza da Silva-
Autor(es): dc.creatorRebelo, Pedro Dickson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16837-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777581-
Descrição: dc.descriptionO Capital Humano começa se desenvolvendo na família, desde a infância, por meio dos pais. Assim, o presente trabalho teve por objetivo identificar e mensurar o impacto da escolaridade dos pais sobre o rendimento do trabalho dos filhos no Brasil, utilizando os dados da PNAD-2014. Ademais, traçou-se uma comparação de resultados para com os estimados por Reis e Ramos (2011), de 1996. O efeito foi medido via estimativas de Mínimos Quadrados Ordinários em equações de rendimento, através de variáveis dummies de educação dos pais. Estas foram divididas de três maneiras distintas. Primeiro, a escolaridade dos pais foi separada em três grupos, depois em cinco e, por último, em oito. Verificou-se que a escolaridade dos pais tem um efeito positivo nos rendimentos dos filhos no mercado de trabalho. Quando a escolaridade dos pais é dividida em três e cinco grupos, observou-se que o impacto estimado da escolaridade dos pais é positivo. Todavia, na divisão de educação dos pais mais específica, em oito grupos, quando se diferencia o Ensino entre completo e incompleto, não se verificou aumento de salário dos filhos, conforme crescimento de escolaridade materna, nos extremos superiores. Para a Graduação e Mestrado ou Doutorado da mãe, os rendimentos dos filhos são maiores nesses ensinos incompletos do que nos completos. Além disso, averiguou-se que a escolaridade da mãe, para os níveis de educação até a Graduação incompleta, se evidencia ser mais importante na determinação dos salários dos filhos do que a paterna. No entanto, se tratando de Ensino Superior completo, estimou-se que a educação do pai é a mais relevante. Vale ainda ressaltar que, comparando os anos de 1996 e 2014, notaram-se algumas variações nos estimadores de escolaridade. O efeito da escolaridade dos pais estimado foi ainda maior para o segundo período, enquanto o de educação individual foi maior no primeiro. Os resultados sugerem que o ambiente familiar tem um papel relevante na determinação dos salários dos filhos. Dessa forma, disparidades na educação das famílias devem ser um importante determinante da elevada e persistente desigualdade socioeconômica no Brasil-
Descrição: dc.descriptionHuman Capital begins to develop in the family, since childhood, through parents. Thus, the present study aimed to identify and measure the impact of parents' education on their children's work income in Brazil, using PNAD-2014 data. In addition, a comparison of results with those estimated by Reis and Ramos (2011), of 1996, was drawn up. The effect was measured via Ordinary Least Squares estimates in income equations, through variables of parent education dummies. These dummies were divided in three different ways. First, parents' education was divided into three groups, then into five, and finally, into eight. It was found that parents' education has a positive effect on their children's income in the labor market. When parents' education is divided into three and five groups, it was observed that the estimated impact of parents' education is positive. However, in the more specific parents' education division, in eight groups, when the Education is differentiated between complete and incomplete, there was no increase in children's wages, as maternal schooling increased, in the higher extremes. For the mother's Undergraduate and Master's or Doctorate, the children's income is higher in the mother's incomplete graduations than in complete ones. In addition, it was found that the mother's schooling, for levels of education until incomplete undergraduate, proves to be more important in determining the children's wages than the father's. However, in the case of complete undergraduate, it was estimated that the father's education is the most relevant. It is also worth mentioning that, comparing the years 1996 and 2014, some variations were observed in the schooling estimators. The effect of the estimated parents' education level was even greater for the second period, while that of individual education was greater in the first period. The results suggest that the family background has a relevant role in determining children's wages. Thus, disparities in the education of families must be an important determinant of the high and persistent socioeconomic inequality in Brazil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherCampos dos Goytacazes-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente familiar-
Palavras-chave: dc.subjectEquação de rendimento-
Palavras-chave: dc.subjectGrau de instrução-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade intergeracional-
Palavras-chave: dc.subjectSalário-
Palavras-chave: dc.subjectEscolaridade-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectFilho-
Palavras-chave: dc.subjectPNAD-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectFamily background-
Palavras-chave: dc.subjectIncome-
Palavras-chave: dc.subjectInequality-
Título: dc.titleO impacto da escolaridade dos pais sobre o rendimento do trabalho dos filhos no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.