Para refletir e praticar uma educação feminista: uma proposta de aula de química sobre a cientista Alice Ball

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Sonia Regina Alves Nogueira de-
Autor(es): dc.contributorSella, Silvia Maria-
Autor(es): dc.contributorCosta, Cauê Torres de Oliveira Guedes-
Autor(es): dc.creatorCavalleiro, Sara Frahlich-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26537-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777559-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho monográfico apresenta e defende a educação em direitos humanos e a educação problematizadora de Paulo Freire como instrumentos norteadores para a inserção crítica de mulheres na sociedade e a formação de meninas e mulheres de direitos. Através de pesquisas bibliográficas, foram problematizados os conceitos de feminismo e gênero, abordando sua historicidade e impacto na Educação. Além disso, foi realizada uma reflexão sobre a origem da Ciência Moderna, o apagamento feminino na construção do conhecimento científico e uma busca para conhecer as mulheres cientistas, estrangeiras e brasileiras, que revolucionaram as Ciências Exatas e Naturais de seus tempo, recuperando um total de 117 pesquisadoras. Para investigar os estereótipos em torno do gênero, foi feita uma análise de imagens do feminino e masculino em uma coleção de livros didáticos de Química, usado nas escolas públicas do Ensino Médio. Verificou-se que, nos livros-texto pesquisados, a imagem feminina, em comparação à masculina, é apresentada em menor número (cerca de 8% do total de imagens), protagonizando trabalhos subalternos e que nenhuma das 117 cientistas encontradas na pesquisa bibliográfica prévia, com contribuições muito relevantes para o desenvolvimento da ciência nos últimos anos, são citadas. Finalmente, visando criar condições para que o ensino de Química na educação básica ocorra na perspectiva dos direitos humanos e na promoção da dignidade humana, em particular das mulheres, foi desenvolvida e aplicada em uma turma de 1ª série do Ensino Médio uma proposta didático-pedagógica sobre os conteúdos de solubilidade e interações intermoleculares, contextualizados pela história de vida e produção científica da cientista estadunidense Alice Augusta Ball (1892-1916). A aplicação mostrou que os estudantes, 5 meninas e 5 meninos, com idades entre 15 e 16 anos, haviam interiorizado a imagem do cientista propagada pela mídia, e por isso não viam as mulheres, pessoas jovens e pessoas negras como possíveis cientistas. Ao final da aula, além da apropriação dos conhecimentos de química, demonstraram mudança nessa percepção, indignação com o caso de apagamento sofrido por Alice Ball e manifestaram efusivamente a compreensão de que a ciência não é masculina, e que as mulheres podem exercer as atividades que desejarem.-
Descrição: dc.descriptionThis monographic presents and defends human rights education and Paulo Freire's problematizing education as guiding instruments for the critical insertion of women in society and the formation of girls and women with rights. Through bibliographical research, the concepts of feminism and gender were problematized, approaching their historicity and impact on Education. Also, was implemented a reflexion on the origin of Modern Science, the feminine erasure in the construction of scientific knowledge and a search to know women scientists, foreign and Brazilian, who revolutionized the Exact and Natural Science of their times, recovering a total of 118 researchers. To investigate stereotypes around gender, an analysis of female and male images was performed in a collection of chemistry textbooks used in public high schools. It was found that, in the researched textbooks, the female image, compared to the male, is presented in a smaller number (about 8% of the total of images), leading subaltern works and that none of the 118 scientists found in the previous bibliographic research, with very relevant contributions to the development of science in recent years, are cited. Finally, aiming to create conditions for the teaching of Chemistry in Basic Education occurs from the perspective of human rights and the promotion of human dignity, in particular of women, is developed and applied in a 1st grade class of High School a didactic proposal about the contents of solubility and intermolecular interactions, related to the life story and scientific research of the American scientist Alice Augusta Ball (1892-1916). The application showed that the students, 5 girls and 5 boys, aged between 15 and 16, had internalized the image of the scientist propagated by the media, and therefore did not see women, young people and black people as possible scientists. At the end of the class, in addition to appropriating knowledge of chemistry, they showed a change in their perception, indignation with the case of erasure suffered by Alice Ball and effusively manifested the understanding that science is not masculine, and that women can do the activities they wish.-
Descrição: dc.description83 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectMulher na ciência-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectHuman rights-
Palavras-chave: dc.subjectFeminism-
Palavras-chave: dc.subjectWomen in science-
Título: dc.titlePara refletir e praticar uma educação feminista: uma proposta de aula de química sobre a cientista Alice Ball-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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