Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Lúcia Novais | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Lúcia Novais | - |
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Rachel Shimba | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Mayra Silva de | - |
Autor(es): dc.creator | Guzzo, Layla Premoli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14604 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777557 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo compreender o papel das práticas educativas parentais no senso de autoeficácia geral de crianças e adolescentes. Participaram 73 alunos do ensino fundamental, com idades entre 10 e 15 anos de escolas públicas e particulares do Estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram: ficha de dados sociodemográficos, escala de qualidade na interação familiar (EQIF) e escala de autoeficácia geral percebida (EAGP). Os resultados indicaram que as mães apresentam maior frequência de comunicação positiva e de regras e monitoria se comparadas aos pais, e verificou-se associação entre autoeficácia elevada com menor frequência de comunicação negativa por parte das mães. O papel da interação familiar no desenvolvimento das crianças e adolescentes é enfatizado | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this study was to understand the parenting educative practices role in the sense of children’s and adolescents’ general self-efficacy. 73 elementary students of public and private school, between 10 and 15 years old in Rio de Janeiro state participated. These were the instruments used: the socio-demographic questionnaire, the family interaction quality scale (EQIF) and the perceived self-efficacy scale (EAGP). The results indicated that mothers present bigger positive communication frequency and more rules and monitoring comparing to the fathers, and it was verified the association between high self-efficacy and low negative communication frequency by mothers. The role of family interaction in the children’s and adolescents’ development is emphasized | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas parentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoeficácia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade da interação familiar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação familiar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parenting practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-efficacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Family interaction quality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
Título: dc.title | Associação entre qualidade da interação familiar e autoeficácia geral de crianças e adolescentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: