A empregabilidade dos egressos de turismo da Universidade Federal Fluminense

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastro, Carolina Lescura de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorCatramby, Teresa-
Autor(es): dc.contributorSoares, Carlos Alberto Lidizia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ricardo Luiz da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1097-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777543-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo verificar a realidade profissional de ex-alunos da graduação em Turismo de uma instituição de educação superior pública, a Universidade Federal Fluminense. Primeiro, foi realizada uma pesquisa exploratória bibliográfica e documental, para checar as finalidades da educação superior brasileira com o passar dos anos e o papel das instituições universitárias acerca da empregabilidade. Posteriormente, foi apresentado o contexto atual da educação superior, do trabalho e da formação superior em turismo no país. Em seguida, foi executada uma pesquisa de campo, de cunho quantitativo, por meio da aplicação on-line de questionários utilizando a plataforma virtual Qualtrics, com a tarefa de verificar quais trajetórias profissionais têm seguido os turismólogos formados pela escola analisada. De um total de 248 alunos efetivamente graduados, obteve-se diversas informações relevantes de uma amostra de 28% de alunos formados entre os anos de 2007 e 2013. Constatou-se, que a metade dos respondentes não atua na área de turismo e que 1/3 obteve a última colocação profissional através do networking. A área de maior interesse de atuação é o planejamento, apesar de meios de hospedagem e agenciamento & operação serem as áreas de maior experiência dos egressos. Por fim, a maioria após a graduação segue estudando cursos livres, especializações/MBAs e idiomas. Sugere-se que tal levantamento seja feito regularmente com o intuito de adequar o curso a realidade local, além de ser proposto um calendário de atividades para reaproximar os egressos da comunidade acadêmica e fomentar novas formações visando reciclar os conhecimentos adquiridos dos ex-alunos e, principalmente, abrir novas oportunidades profissionais para os futuros egressos-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to verify the professional trajectory of the alumni of the undergraduate Tourism program at a public higher education institute, the Fluminense Federal University (UFF). First, a bibliographical and a documentary exploratory researches were conducted to check the purposes of the Brazilian higher education over the years and the role of the universities about employability. Subsequently, the current context of the higher education, the labor market and the higher education in Tourism in the country were presented. Then, it was performed a field research with a quantitative approach, through online questionnaires using the Qualtrics, a virtual platform. This step has the goal to check which career paths have followed the professional graduates in tourism formed by the analyzed college. A total of 248 students had graduated effectively. Therefore, it was obtained a relevant information from a sample of 28% of tourism professionals graduated between 2007 and 2013. It was found that half of respondents did not work on the tourism industry and that one third got the last job placement through networking. The area of greatest interest is the planning, although lodging facilities and tour operators & travel agencies have been the areas of greatest experience of graduates. Finally, most of them after the graduation studies has been following open courses, graduate programs, executive masters (MBAs) or languages studies. It is suggested that such a survey be done regularly in order to tailor the course to local conditions, to be offered a schedule of activities to reintegrate the graduates to the academic community and stimulate the building of new continuing courses aiming to recycle their knowledge and especially opening up new professional opportunities for future graduates-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEmpregabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectAcompanhamento profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEgressos-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectEmpregabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectHigh education-
Palavras-chave: dc.subjectLabor market-
Palavras-chave: dc.subjectEmployability-
Palavras-chave: dc.subjectCareer professional-
Palavras-chave: dc.subjectAlumni-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Título: dc.titleA empregabilidade dos egressos de turismo da Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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