REESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZotes, Luis Perez-
Autor(es): dc.contributorCPF:65524873122-
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.contributorCPF:87745796322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706492A8&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorSilva Neto, Romeu e-
Autor(es): dc.contributorCPF:11144433322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707989H1&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.creatorMartorelli, Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21233-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777538-
Descrição: dc.descriptionThis work presents a reflection developed in the inquiry of the contribution of the Management of Knowledge for reorganization of the pedagogical behavior in the education process and learning of the University. Theoretician is about a study eminently on the subject, with the objective to offer some tracks that enrich the debate on the ways to be followed in the education in this new century. The occurred transformations in the society in the last decades send them new educational paradigms to it in the Institutions of Superior Education. In view of the construction of possible answers to the presented problem, the inquiry procedure integrated the theoretical analysis to the analysis of the current reality. The work deals with as the society comes if developing since the industrial revolution, standing out the paradigms of the time and its influence in the process of educational management, until the revolution of the call "Age of the Knowledge", the emersion of a new paradigm and its conceptions. The abilities of the individual in this new context, the search of the individual and social identity in a society in constant movement, the reorganization of the spaces of learning in the University in set with the technological innovations and a holistic vision of the world and the individual in its relations are distinguished-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma reflexão desenvolvida na investigação da contribuição da Gestão de Conhecimento para reestruturação do comportamento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem das IES. Trata-se de um estudo eminentemente teórico sobre o tema, com o objetivo de oferecer algumas pistas que enriqueçam o debate sobre os caminhos a serem seguidos na educação neste novo século. As transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas remetem-nos a novos paradigmas educacionais nas Instituições de Ensino Superior. Tendo em vista a construção de respostas possíveis ao problema apresentado, o procedimento de investigação integrou a análise teórica à análise da realidade atual. O trabalho trata de como a sociedade vem se desenvolvendo desde a revolução industrial, ressaltando os paradigmas da época e sua influência no processo de gestão educacional, até a revolução da chamada Era do Conhecimento , a emersão de um novo paradigma e suas concepções. Destacam-se as competências do indivíduo nesse novo contexto, a busca da identidade individual e social numa sociedade em movimento constante, a reestruturação dos espaços de aprendizagem nas IES em conjunto com as inovações tecnológicas e com uma visão holística do mundo e do indivíduo em suas relações-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Estratégica do Conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências-
Palavras-chave: dc.subjectInstituições de Ensino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectEra do Conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectStrategically Management of the Knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectAbilities-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutions of Superior Education-
Palavras-chave: dc.subjectWas of the Knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleREESTRUTURAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE QUALITATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.