Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Lúcia Novais | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Lúcia Novais | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Cecília Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Camila Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14600 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777536 | - |
Descrição: dc.description | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento. O objetivo deste estudo foi analisar o nível de estresse e a qualidade na interação familiar de pais e cuidadores de crianças e adolescentes com TEA. Os participantes foram 37 pais e cuidadores que preencheram o questionário sociodemográfico, a Escala de Qualidade na Interação Familiar e o Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp. Os resultados indicaram que as mães são as principais responsáveis pelas tarefas de cuidado. A maioria apresentava sintomas de estresse e o efeito deste estresse na expressão sentimentos pelas crianças e adolescentes é analisada. Novos estudos são sugeridos | - |
Descrição: dc.description | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder. The object of this study was to analyze stress and quality in family interaction of parents and caregivers of children and adolescents with ASD. The participants were 37 parents and caregivers who answered the sociodemographic questionnaire, the Family Interactive Quality Scale and the Lipp Adult Stress Symptom Inventory (ISSL). The results indicate that mothers are primarily responsible for the care tasks. Most had symptoms of stress and the effect of stress on the expression of feelings by children and adolescents is analyzed. Further studies are suggested | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estresse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade na interação familiar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas parentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno autístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação familiar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estresse psicológico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stress | - |
Palavras-chave: dc.subject | Family interaction quality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parenting educative practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism spectrum disorder | - |
Título: dc.title | Avaliação do estresse e da qualidade na interação familiar de pais/cuidadores de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: