O uso de fanfictions nas aulas de língua portuguesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Edila Vianna da-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Luciana Maria Almeida de-
Autor(es): dc.contributorVieira, Silvia Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorCampos, Adriana Virtuoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5506-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777525-
Descrição: dc.descriptionEste estudo contextualiza-se na perspectiva de estudos da Sociolinguística Educacional e encontra suporte nos Estudos de Cultura Participativa e de Letramentos. O objetivo proposto foi desenvolver uma pesquisa-ação que compreendesse leitura, produção textual escrita e análise linguística de fanfictions nas aulas de língua portuguesa, associando, assim, o saber científico aos interesses socioculturais dos discentes. Para alcançarmos o objetivo proposto, utilizamos o gênero fanfiction como ferramenta para o estudo de língua materna, uma vez que nosso propósito é integrar o ensino de língua portuguesa às práticas de leitura/escrita e análise linguística, considerando o viés sociolinguístico no ensino/aprendizagem. As atividades sugeridas buscaram o aprimoramento da leitura e produção de textos. Para que fossem contemplados os aspectos socioculturais do corpo discente, os próprios estudantes cooperaram na escolha das obras literárias e dos temas, assim como nas análises e avaliações dos textos produzidos nas aulas de Língua Portuguesa. Dessa forma, conforme preconizam os estudos sociolinguísticos, buscamos promover a participação dos alunos como agentes ativos e construtores do conhecimento-
Descrição: dc.descriptionThis study is contextualized in the perspective of Educational Sociolinguistics and has its support in the Participatory Culture and Literacy studies. The objective was to develop an action- research that includes written text production and linguistic analysis of fanfictions in Portuguese classes, thus associating scientific knowledge with the sociocultural interests of the students. In order to achieve the proposed objectives, we used the genre fanfiction as a tool for teaching in mother language classes, since our purpose is to integrate the practices of reading/ writing and linguistic analysis, considering the sociolinguistic bias in teaching / learning. The suggested activities sought to improve reading and the texts production. In a way to achieve the sociocultural aspects, the student cooperate in choosing the literature books and themes, as well as in analyzing and evaluating of the texts produced in Portuguese classes. Thus, as sociolinguistic studies advocate, we seek to promote student participation as active agents and knowledge builders-
Descrição: dc.description132 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetramentos-
Palavras-chave: dc.subjectSociolinguística educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-ação-
Palavras-chave: dc.subjectFanfiction-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectProdução textual-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectEducational sociolinguistics-
Palavras-chave: dc.subjectAction-research-
Palavras-chave: dc.subjectFanfiction-
Título: dc.titleO uso de fanfictions nas aulas de língua portuguesa-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.