Currículo, multiculturalidade e formação docente: a educação das relações étnico-raciais para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Eloiza Dias-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Andréa Lúcia da Silva de-
Autor(es): dc.contributorArantes, Erika Bastos-
Autor(es): dc.creatorLamir, Laisa Mara Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7233-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777516-
Descrição: dc.descriptionA implementação de uma diretriz curricular nacional é uma tarefa árdua, que envolve tempo e o trabalho de muitos atores. Este estudo se propôs a fazer uma análise crítica sobre a implantação das Diretrizes Curriculares para o ensino das relações Étnico-raciais e da História e Cultura afro-brasileira e africana que consta na Lei 10.639/03. Estas ações afirmativas são fruto da união da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial com o Ministério da Educação e Cultura, cujo objetivo é equiparar, valorizar e garantir direito das etnias que compõem a sociedade brasileira de serem representadas no currículo escolar. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as teorias do currículo, além de um estudo das Diretrizes, o que levou à discussão sobre a importância da formação inicial e continuada dos professores na implantação de mudanças na escola-
Descrição: dc.descriptionThe implementation of a national curriculum guideline is an arduous task that involves time and the work of many actors. This study aimed to make a critical analysis of the implementation of the DiretrizesCurriculares para o ensino das relaçõesÉtnico-raciais e da História e Cultura afro-brasileira e africana (Curriculum Guidelines for the teaching of ethnic-racial relations and history and african-Brazilian and African culture) contained in Law 10.639 / 03. These affirmative actions are the result of the union of the Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Secretariat for Racial Equality Promotion Policy) with the Ministério da Educação e Cultura(Ministry of Education and Culture), which aims to match, enhance and guarantee the right of ethnic groups that make up Brazilian society to be represented in the school curriculum. A literature review on the curriculum theories was carried on, as well as a study of the Diretrizes, which led to a discussion about the importance of initial and continuing training of teachers in the implementation of changes in the school-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDiretrizes curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectTeorias do currículo-
Palavras-chave: dc.subjectAções afirmativas-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismo-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnicas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história-
Palavras-chave: dc.subjectCultura afro-brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectCultura africana-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum Guidelines-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum Theories-
Palavras-chave: dc.subjectAffirmative action-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalism-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleCurrículo, multiculturalidade e formação docente: a educação das relações étnico-raciais para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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