Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Eloiza Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Andréa Lúcia da Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Arantes, Erika Bastos | - |
Autor(es): dc.creator | Lamir, Laisa Mara Santana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7233 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777516 | - |
Descrição: dc.description | A implementação de uma diretriz curricular nacional é uma tarefa árdua, que envolve tempo e o trabalho de muitos atores. Este estudo se propôs a fazer uma análise crítica sobre a implantação das Diretrizes Curriculares para o ensino das relações Étnico-raciais e da História e Cultura afro-brasileira e africana que consta na Lei 10.639/03. Estas ações afirmativas são fruto da união da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial com o Ministério da Educação e Cultura, cujo objetivo é equiparar, valorizar e garantir direito das etnias que compõem a sociedade brasileira de serem representadas no currículo escolar. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as teorias do currículo, além de um estudo das Diretrizes, o que levou à discussão sobre a importância da formação inicial e continuada dos professores na implantação de mudanças na escola | - |
Descrição: dc.description | The implementation of a national curriculum guideline is an arduous task that involves time and the work of many actors. This study aimed to make a critical analysis of the implementation of the DiretrizesCurriculares para o ensino das relaçõesÉtnico-raciais e da História e Cultura afro-brasileira e africana (Curriculum Guidelines for the teaching of ethnic-racial relations and history and african-Brazilian and African culture) contained in Law 10.639 / 03. These affirmative actions are the result of the union of the Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Secretariat for Racial Equality Promotion Policy) with the Ministério da Educação e Cultura(Ministry of Education and Culture), which aims to match, enhance and guarantee the right of ethnic groups that make up Brazilian society to be represented in the school curriculum. A literature review on the curriculum theories was carried on, as well as a study of the Diretrizes, which led to a discussion about the importance of initial and continuing training of teachers in the implementation of changes in the school | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diretrizes curriculares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teorias do currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações afirmativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura africana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum Guidelines | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum Theories | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affirmative action | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | Currículo, multiculturalidade e formação docente: a educação das relações étnico-raciais para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: